O acompanhamento às gestantes é uma prioridade da Rede Municipal de Saúde do município de Nossa Senhora do Socorro. Com o objetivo de ampliar toda a assistência oferecida durante o pré-natal, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta terça-feira, 31, em todas as Unidades Básicas de Saúde (SMS), o primeiro dia da ação ‘Quem ama, PROTEGE’. Nessa quarta-feira, 1º, a ação terá continuidade.
Nas primeiras horas da manhã já era possível observar a ornamentação e lanches preparados para receber as gestantes. Os profissionais das UBS estiveram empenhados em abordar as gestantes, de forma acolhedora, ofertar os exames incluídos na coleta do protege, vincular as gestantes à maternidade regional e realizar um bate-papo esclarecedor sobre as dúvidas e inseguranças das futuras mamães. Durante a ação, as Unidades de Saúde receberam a visita de representantes do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).
O coordenador da Atenção Básica, Izidério Souza, destaca que a ação é uma parceria entre Estado e município, com o intuito de otimizar o atendimento a todo o público, em especial, as gestantes. Ele também aproveita para ressaltar a importância das gestantes procurarem a UBS mais próxima e manter o acompanhamento mensal do pré-natal, pois somente através dele é possível cuidar e preservar a saúde da mãe e do bebê.
A responsável técnica do Programa de Proteção a Gestante (PROTEGE) do LACEN, Maria Rosa Melo, enfatiza que a ação realizada pelo município de Socorro foi bastante proveitosa. “Nós achamos o evento muito lindo. Trabalhamos com muito amor e carinho ao PROTEGE e ver que o município e os profissionais estão empenhados, caminhando juntos conosco, é muito importante. Essa é uma parceria fundamental e que só traz benefícios à população. Trabalhar a política da prevenção é sempre necessário”, disse a responsável técnica.
Erika Beatriz está à espera da Sophie, sua primeira filha. Além de fazer o pré-natal na UBS Muciano Cabral, no Guajará, ela também participou da ação. “Os assuntos abordados nas palestras foram muito importantes. Aproveitei para tirar todas as dúvidas, muitas vezes a dúvida de uma outra gestante, também era minha. Além disso, hoje também foi dia de ouvir os batimentos cardíacos da minha bebê, é sempre uma emoção. Fiquei muito feliz com a ação”, ressalta a gestante.