Início Notícias Prefeitura de Socorro destaca cultura da Renda Irlandesa em reunião com o...

Prefeitura de Socorro destaca cultura da Renda Irlandesa em reunião com o Iphan

Nesta segunda-feira, 26, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, reuniu-se com a Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Sergipe e com a Associação da Renda Irlandesa de Nossa Senhora do Socorro. Na reunião foi debatido o fortalecimento da cultura da renda irlandesa no município.

A renda irlandesa é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e, em Socorro, essa cultura é mantida viva pela Associação da Renda Irlandesa do município. O secretário de Turismo, Junior Trindade, explicou que a reunião teve como objetivo acessar formas da gestão municipal gerar apoio e parcerias para preservar o patrimônio da renda irlandesa.

“Estamos começando um grande trabalho aqui no município, buscando valorizar essa cultura que data de séculos passados e que está enraizado na história da nossa cidade e do nosso estado. Faremos novas reuniões para realizarmos um levantamento das necessidades das rendeiras para trabalharmos mecanismos e fortalecer ainda mais a Associação”, explicou o secretário, Junior Trindade.

Também foi pautado, durante o momento, a criação de um projeto de Educação Patrimonial em Socorro, que será realizado pela gestão municipal, em parceria com o Iphan. Participaram da reunião, o secretário de Turismo, Júnior Trindade, e a superintendente do Iphan, Maíra Campos.