Início Assistência Social Prefeitura de Socorro disponibiliza uma Unidade Referência em atendimentos odontológicos para mulheres...

Prefeitura de Socorro disponibiliza uma Unidade Referência em atendimentos odontológicos para mulheres em situação de violência doméstica e importunação sexual

44
0

Tendo como prioridade a valorização da saúde, do bem-estar e da autoestima da mulher socorrense, o município de Nossa Senhora do Socorro conta com uma Unidade Referência em atendimentos odontológicos para as mulheres em situação de violência doméstica e importunação sexual. A referência nesse tipo de atendimento é uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizada no município. Apesar de estar situada em uma localidade específica, a UBS atende pacientes de todas as localidades. Para preservar a segurança da paciente, o nome e localidade da UBS não serão divulgados.

O trabalho é desenvolvido por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Assistência Social (SMAS). As pacientes que sofreram violência doméstica ou importunação sexual devem entrar em contato com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) mais próximo. Os CREAS são os responsáveis por fazer o agendamento prévio na Unidade Referência.

Além do atendimento odontológico, caso a mulher sinta necessidade, ela também pode ser acompanhada pelo médico e enfermeiro da Unidade. “O município de Socorro é o parceiro número um do projeto da comissão CRO MULHER, que elaborou junto ao município ações da campanha ‘Toda Mulher Merece Sorrir’ e ‘Meu Sorriso Ninguém Tira’. Essas iniciativas têm proporcionado atendimento odontológico qualificado e inclusivo na UBS de referência, que pode ser estendido ao acompanhamento com outros profissionais da saúde. Um diferencial importante oferecido a esse grupo vulnerável que precisa de um olhar mais atencioso”, destaca a coordenadora de Saúde Bucal, Heloísa Maria de Almeida Nunes Gois.

A coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), Lorenna Bastos destaca a importância do projeto. “Esse projeto é mais uma afirmação de que a rede de enfrentamento e assistência à mulher vítima de violência está no caminho certo. É um projeto imprescindível, que vem para dar autoestima e dignidade, porque muitas mulheres sofrem violência na face. Com o atendimento especializado da odontologia, elas conseguem ter prioridade no sistema e fazem todo tratamento de forma humanizada, para que assim, recuperem a dignidade e a saúde bucal”, disse a coordenadora.

COMPARTILHAR