Início Administração Prefeitura de Socorro em Ação: gestão municipal retoma projeto que leva diversos...

Prefeitura de Socorro em Ação: gestão municipal retoma projeto que leva diversos benefícios para toda a extensão do município

O projeto Prefeitura de Socorro em Ação voltou! O retorno aconteceu neste sábado, 29, no Complexo Habitacional Padre José Enaldo Menezes Rezende (Mil Casas), na sede de Nossa Senhora do Socorro, após três anos sem a realização das atividades, devido à pandemia da Covid-19.

Criado em 2019, o Socorro em Ação, como é popularmente conhecido no município, reúne, mensalmente, os mais diversos benefícios em um só lugar, com o objetivo de levar mais saúde, educação, cidadania e lazer para os socorrenses. Com a cooperação das secretarias municipais, foram ofertados mais de 80 serviços.

O prefeito Padre Inaldo destacou a felicidade de poder retomar o programa. “Fizemos essa volta aqui no complexo habitacional para aproveitar e comemorar um ano da entrega das mil casas para essas famílias e o Socorro em Ação voltou com força. É uma alegria ver todas as secretarias reunidas para oferecer tantos benefícios para a população, e eu fico ainda mais feliz porque vejo o sorriso e a satisfação no rosto dos socorrenses. Nesse retorno, trouxemos desde inscrições em cursos profissionalizantes até oficinas de música, dança e teatro, é uma variedade incrível em um único lugar”, pontuou o Prefeito, emocionado.

Durante todo o evento, que aconteceu das 8h às 13h, foi possível observar o trabalho conjunto e constante dos órgãos públicos municipais. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofertou serviços como avaliação nutricional e antropometria, teste rápido para Sifilis, HIV e Hepatite B e C, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, multivacinação, exame de lâmina, exame PSA, carreta do homem, carreta da mulher, odontomóvel, escovação supervisionada, ultrassonografia, consultas com ginecologista, pediatra, odontólogo e clínico geral. Além desses serviços, a SMS, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), também disponibilizou o caminhão do SENAR, destinado para a atenção à saúde do homem.

Maria da Conceição, dona de casa de 54 anos, mora no complexo e aproveitou a ação para dar atenção à saúde. “Cheguei logo no início e já aproveitei para fazer os exames disponíveis e fazer uma consulta com o clínico geral. Essa é uma ótima ação, facilita muito porque às vezes não temos condições de pagar por alguns exames ou não temos tempo, então só tenho a agradecer por tudo isso”, disse.

A Secretaria de Trabalho disponibilizou equipes para elaborar currículos, além de fazer encaminhamentos para o mercado de trabalho e orientações sobre a carteira de trabalho digital. A Secretaria de Assistência Social realizou os serviços de Cadastro Único para programas sociais, orientação e atendimento às famílias em situação vulnerabilidade, orientação para prevenção de violência doméstica, inscrições para cursos profissionalizantes, palestras de enfrentamento ao trabalho infantil e oficinas de circo, dança e música.

Quem esteve no evento pode consultar o CEP, pedir isenção de IPTU, emitir e renovar carteirinha de idoso, pessoa com deficiência, fibromialgia e autismo, consultar pontuação de CNH, fazer abertura de MEI e consultar PIS, além de receber orientação sobre empreendedorismo, formalização de empresas, brigada de incêndio e noções de primeiros socorros. A Energisa ofertou o serviço de Tarifa Social e a Secretaria de Governo e o Instituto de Identificação disponibilizaram a emissão da 1ª e 2ª via do RG.

A Secretaria de Educação realizou uma Busca Ativa Escolar com os moradores do conjunto, e a Cejusc ofertou consultoria para divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade espontânea, conflito de vizinhança e reconhecimento e dissolução de união estável. O INSS também marcou presença no Socorro em Ação e garantiu diversos serviços, entre eles consulta de CNIS, agendamento de serviços e benefícios, consulta de andamento de processos, declaração para imposto de renda para beneficiários, e vários outros.

Irleide dos Santos, manicure de 27 anos, aproveitou os serviços de emissão de RG. “Eu perdi minha identidade já tem um tempo, mas nunca conseguia tempo para ir fazer uma nova. Fiquei muito feliz quando soube que poderia fazer aqui, bem perto da minha casa e de forma gratuita. Agradeço à Prefeitura por essa oportunidade e parabenizo também pela organização”, agradeceu Irleide.

A população também teve a oportunidade de fazer cadastro para adoção de animais e de fazer cadastro para cursos do SENAR Sergipe, além de receber doação de mudas arbóreas e medicinais.

As Secretarias de Turismo e Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e Meio Ambiente ficaram responsáveis pela diversão e entretenimento dos socorrenses e trouxeram aulão de fit dance, oficina de break e discoteca, futmesa, queimado, dominó, pula-pula, corrida de rua, apresentações culturais, música, dança, teatro, pintura facial, plantio de mudas de árvores, biblioteca e muito mais.

E para garantir a segurança no Socorro em Ação a Guarda Municipal de Socorro (GMS) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizaram patrulhas e controle de trânsito nas imediações do evento.

Presenças

Estiveram presentes no Socorro em Ação, a deputada estadual Carminha Paiva, secretários municipais, vereadores e veículos de imprensa.