Início Cultura Prefeitura de Socorro entrega material para produção de buscapés e espadas aos...

Prefeitura de Socorro entrega material para produção de buscapés e espadas aos fogueteiros da Taiçoca de Fora

46
0

 

Com o objetivo de manter viva a tradição dos buscapés e espadas produzidas pelos fogueteiros do Povoado Taiçoca de Fora, em Nossa Senhora do Socorro, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizou, nesta terça-feira, 12, a entrega do material para a produção dos fogos. A entrega ocorreu no Centro Social do povoado e reuniu dez grupos de fogueteiros.

Diferentemente dos outros anos, quando o material era distribuído para cada grupo, este ano cada fogueteiro recebeu o seu kit composto por salito, enxofre, barbante e breu. Para isso, a Secretaria da Cultura solicitou o cadastro de cada um dos fogueteiros inscritos nos grupos. Ao todo, 56 fogueteiros foram cadastrados e receberam o kit com a matéria-prima para a tradicional fabricação dos buscapés e espadas, que já dura mais de 100 anos e passa de geração a geração.

A secretária de Cultura Renata Braz, que realizou a entrega do material, ressaltou a preocupação do prefeito Fábio Henrique em manter viva essa tradição. “É uma tradição que já dura mais de 100 anos. Desde a primeira gestão do prefeito Fábio Henrique, ele vem honrando o compromisso com essas famílias. A Prefeitura, através da Secretaria, vem tendo todo o carinho ao longo desses anos para manter essa tradição. Este ano, tentamos organizar ainda mais, por isso fizemos o cadastro de todos eles para que, no futuro, eles consigam apoio não só da gestão municipal e que tenham essa tradição centenária reconhecida em todo o Estado”, destacou.

O fogueteiro Felizardo Galdino, integrante da Equipe Santo Antônio, aprovou a nova formatação da entrega dos materiais.  “Estávamos muito desorganizados. Mas, este ano, com a ajuda da secretária Renata conseguimos deixar tudo mais organizado e documentado através do nosso cadastramento. Se não fosse esse incentivo da Prefeitura, a nossa tradição já teria morrido. Espero que os próximos prefeitos deem continuidade a esse trabalho que o prefeito Fábio Henrique nunca deixou de lado”, afirmou.

De acordo com o fogueteiro Edemilton da Gama, integrante do Grupo de Fogos da Bulandeira, o incentivo do prefeito Fábio Henrique tem papel fundamental. “Se não fosse o prefeito Fábio Henrique, nós estaríamos sofrendo muito, pois esse material tem um custo muito alto. Mas, graças aos incentivos da Prefeitura, estamos conseguindo manter a nossa tradição junina”, disse.

 

Apresentação

Para marcar mais um ano da tradicional confecção e guerra dos buscapés e espadas da Taiçoca de Fora, os fogueteiros farão uma apresentação, no dia 23 de junho, véspera de São João, na quadra de esportes da Sede, às 19h, representando a cultura do Município.

COMPARTILHAR