Na manhã desta quarta-feira, 18, autoridades e representantes de instituições do município estiveram presentes na inauguração do galpão da Cooperativa de Reciclagem Reviravolta. Fruto da parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Votorantim e ANCAT (Associação Nacional dos catadores e catadoras de materiais recicláveis), a cooperativa representa dignidade, cidadania, emancipação socioeconômica, melhoria da qualidade de vida dos cooperados e de seus familiares.
A Cooperativa é resultado de um compromisso da gestão do Prefeito Padre Inaldo com as causas socioambientais e com os agentes de reciclagem do município, sendo um passo importante para a implantação de políticas públicas sustentáveis. “Hoje é um dia feliz para todos nós que acompanhamos o processo e as conquistas de cada cooperado da Reviravolta, é com alegria que visualizamos uma realização de tamanha magnitude, além de saírem do aluguel, aqui eles poderão aumentar a captação de resíduos gerando assim, uma nova perspectiva para Socorro no que diz respeito aos resíduos de lixo, bem como conscientização da importância de reciclar”, afirmou o Prefeito.
A coordenadora de reciclagem da Reviravolta, Quitéria da Silva, falou sobre a importância da cooperativa ter um espaço para desenvolver o trabalho com dignidade. “Antes nós trabalhávamos em um espaço insalubre e com muitas dificuldades, então hoje é um dia muito feliz porque agora temos esse espaço para desenvolver nosso trabalho. Só quero agradecer a cada parceiro desse projeto, que somou forças para essa realização fosse possível”, pontuou.
O investimento na obra do galpão foi de aproximadamente R$ 340 mil reais, além de mais de R$ 600 mil aplicados na cooperativa. “A Prefeitura de Socorro, através da SEMMA, juntamente com seus parceiros, manteve a preocupação em contribuir para o desenvolvimento e autogestão da Cooperativa de Reciclagem Reviravolta por meio de: orientações, acompanhamento, capacitações, aterro e terraplenagem do terreno, encaminhamento de licenças ambientais, fiscalização da obra, entre outras ações que permitem o fortalecimento de suas atividades”, afirmou o secretário da SEMMA, Hallison Sousa.
Por: Ana Carmo
Fotos: Wallison Oliveira
Confira a galeria: