A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, na manhã desta quinta-feira, 2, a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos com a dose de reforço contra a Covid-19. Inicialmente, o ponto de vacinação para essa faixa etária está sendo a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Helena, localizada no Marcos Freire I. À medida que mais doses chegarem ao município, outras UBS também realizarão a vacinação.
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, os imunizantes disponibilizados para a dose de reforço dos adolescentes são a Pfizer e a Coronavac, variando de acordo com o estoque do município. O recomendado é que a dose de reforço seja aplicada apenas em adolescentes que tenham tomado a segunda dose há quatro meses.
A gerente de Imunização, Rani Kelle Correia, destaca a importância dos adolescentes tomarem a dose de reforço. “Precisamos ampliar a cobertura vacinal do município, para garantir a saúde e segurança de toda a população. A partir de hoje, os adolescentes também fazem parte do público-alvo da dose de reforço, o que é muito importante, para que seja possível aumentar a porcentagem das pessoas vacinadas. Uma imunização necessária para evitar a disseminação do Coronavírus”, enfatiza a gerente.
Logo nas primeiras horas da manhã, Maria Alice Santos, 13 anos, foi acompanhada da mãe, Aline Lima, para tomar a dose de reforço. Segundo Alice, ela decidiu tomar mais uma dose da vacina para evitar ser contaminada pelo vírus da Covid. Para a mãe Aline, a liberação da dose traz uma tranquilidade a mais. “Estou muito grata a Deus pelos casos de Covid-19 estarem reduzindo. Estava ansiosa pela dose de reforço, pois Alice, além de ser adolescente, também tem uma deficiência intelectual, por isso, faço o máximo para nos prevenir contra o Coronavírus”, disse a mãe de Maria Alice.