Na tarde da última terça-feira, 21, 25 jovens participantes do Projeto Protagonismo Juvenil nas escolas, realizado pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), estiveram reunidos na sede da secretaria. No encontro eles fizeram um balanço das atividades do ano passado e iniciaram as discussões sobre o que será desenvolvido em 2020.
Os estudantes que integram o Comitê Municipal de Protagonismo Juvenil de 2019 foram, em seguida, até a sede da Prefeitura. Eles foram recebidos pelo prefeito Padre Inaldo e pela Secretária Municipal de Educação, Josevanda Franco. No encontro, que aconteceu em clima de conversa, aconteceu a entrega aos líderes dos certificados de participação no Comitê.
A Prefeitura, com este projeto, investe na formação de lideranças e no fortalecimento dos jovens como agentes atuantes e transformadores da realidade em suas comunidades, contribuindo com um futuro melhor para o município. Para o prefeito Padre Inaldo, “proporcionar aos estudantes esta vivência como protagonistas é importantíssimo porque estimula cada um a se envolver, de maneira responsável com escola e sua comunidade e com a busca de soluções para problemas da sua realidade. Não é qualquer tipo de liderança que estamos formando.” Para ele, “ é preciso estimular, cada vez mais, líderes comprometidos com o bem comum, com o bom serviço que podem fazer para melhorar o que está a sua volta. Senti nos jovens estudantes pessoas comprometidas em fazer o bem e dar o melhor de si”, declarou.
Durante o encontro, a professora Josevanda Franco destacou que “com este projeto envolvemos os professores, diretores, a própria secretária, fortalecendo o protagonismo entre os estudantes. Entendendo que precisamos formar líderes conscientes, reflexivos, críticos e capazes de compreender a importância das políticas públicas e através de seu trabalho na escola, na comunidade e nos espaços em que eles atuam fortalecer a sociedade civil. Este é um momento significativo em que a administração do Padre Inaldo reconhece o nascimento destas lideranças e em que nos encontramos com estes alunos para demonstrar o nosso apreço e nossa preocupação e estímulo que estes jovens atuem, de maneira responsável, cada vez mais”, disse.
Na ocasião, a estudante Escola Municipal João Paulo II, Layla Beatriz, 14 anos, falou em nome de todos os estudantes sobre os impactos desta experiência de ser líder e compor o Comitê na vida de cada um. “É uma experiência muito importante, maravilhosa para todos nós. Este projeto nos faz saber sobre o que é ser protagonista e liderar na prática. Estou aprendendo a ter mais responsabilidade, mais maturidade, a lidar com pessoas, a perceber meus erros e melhorar. Quero agradecer ao Padre Inaldo por esta oportunidade de passar por esta experiência de liderança. Muito obrigado mesmo”, disse a jovem.
Para o assessor técnico de protagonismo estudantil e juvenil da Semed, Jonathan Hora, foi um momento único e muito positivo para os alunos que tiveram a oportunidade de trocarem idéias entre si e apresentarem suas impressões sobre as atividades desenvolvidas no ano anterior. “Entre as atividades que foram desenvolvidas ganharam destaque as produções de vídeos feitas pelos próprios alunos dentro de uma linguagem baseada na educo-comunicação e a primeira vivência étnico-racial que envolveu a participação de 16 escolas. Este encontro hoje com a certificação dos estudantes foi muito positivo o encontro para fortalecer e estimular a ação dos alunos nas escolas”, declarou.
Por: Anderson Muniz
Fotos: Fátima Silva