A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro esteve representada pelo superintendente da SMTT, Bruno Rezende, na Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na tarde de terça-feira, 21, para debater sobre os desafios do transporte alternativo, os chamados táxi lotação, que atuam nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão.
Atualmente, para operar, os táxis lotação estão assegurados por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público. No entanto, com a formalização do consórcio do transporte público da Grande Aracaju, o táxi lotação perderia a liberação para atuar, o que deixou os profissionais preocupados com a situação.
A audiência contou com a presença de autoridades dos municípios envolvidos, de agentes da SMTT de Socorro, motoristas da categoria, além de representantes das quatro cooperativas de táxi lotação de Socorro. “Foi uma audiência bastante concorrida com a presença de vários taxistas, onde conseguimos discutir alguns temas e a importância da permanência desse serviço. Como finalização, conseguimos aqui tirar essa proposta da criação do marco regulatório do transporte complementar da região metropolitana que a deputada Carminha vai levantar e colocar isso aqui na casa para ser discutido entre os municípios e entre os deputados para que possamos garantir uma segurança jurídica para os trabalhadores que já atuam nesse serviço”, explicou o superintendente, Bruno Rezende.
Para o presidente da Cooperativa de Transporte Alternativo de Socorro, Josivaldo Leite, a mudança do termo transporte alternativo para transporte alternativo vai gerar mais segurança na garantia dos direitos aos trabalhadores. “Foi bastante satisfatória a realização da audiência porque nos conforta, nos traz uma segurança. É de fundamental importância a mudança deste termo de transporte alternativo para transporte complementar e se isso ocorrer será um marco para o transporte não só de Socorro como da Barra e São Cristóvão. Ou seja, dos dará segurança jurídica para que possamos dar continuidade, prestando serviço a nossa comunidade”, disse.
A autoria da Audiência Pública foi da deputada Carminha Paiva, que se comprometeu em ajudar os trabalhadores. “Vamos ajudar a classe através de um projeto de lei que será de nossa autoria. Gostaria muito de contar com todos os meus colegas deputados, pois é pensando no povo que a gente vai melhorar a questão do transporte na Grande Aracaju”, revelou a parlamentar.
Fotos: Jairo Dantas