O encontro possibilitou a apresentação do trabalho desenvolvido pela gestão municipal no combate, atendimento e enfrentamento da mulher em situação de violência, além da discussão da possibilidade de se criar outras ações
Na manhã desta sexta-feira, 26, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da secretária de Assistência Social, Maria do Carmo, acompanhada pela secretária adjunta Aída Almeida, a procuradora-geral do município, Vivianne Sobral, e o comandante da Guarda Municipal de Socorro, Evilásio Protásio, participaram de uma roda de debate do programa “Interior em Rede”, do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE). O encontro ocorreu no Fórum Artur Oscar de Oliveira Deda, na sede do município.
O programa foi criado pela Coordenadoria da Mulher do TJ/SE, que tem a competência para traçar políticas judiciárias no intuito da proteção, prevenção e repressão da violência doméstica e familiar contra a mulher. Para diminuir os casos de violência no Estado, o programa estimula o fortalecimento da rede nos municípios para o atendimento e enfrentamento adequado da mulher em situação de violência.
Durante conversa, o comandante Evilásio revelou que já há um estudo para ser implantado a Ronda Maria da Penha, que deverá contemplar todo o município. A secretária Carminha reforçou a assistência que é prestada a vítima e toda família, através do Cras e Creas, e da criação de novas estratégias. Já a procuradora Vivianne discutiu as formas legais de oferecer o atendimento às vítimas e na possibilidade de se criar novas ações dentro da possibilidade legal do município.
Também esteve em debate a importância do estreitamento e comunicação entre as Secretarias no que concerne ao planejamento e ações a serem desenvolvidas de como diminuir essas ocorrências e no assistencialismo que deve ser prestado por cada órgão.
O encontro também contou com representante da Secretaria de Educação, que apresentou as formas de como o tema é debatido dentro do ambiente escolar e do projeto “Maria da Penha vai à escola”, que é desenvolvido em todas unidades de ensino do município.
Por: Bruna Evelyn