Após o sucesso da Semana do Folclore Sergipano na Praça da Cultura Cantor Rogério, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), deu apoio ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania na abertura do projeto Arte na Cejusc. O evento, que tem como objetivo levar a cultura para dentro do fórum, aconteceu na manhã desta terça-feira, 30, no Fórum Desembargador Pedro Barreto.
O Secretário de Cultura Natan Reis destacou a importância da iniciativa para a população socorrense. “Isso é inédito em nosso município. Trazer cultura, alegria e tradição para dentro do fórum pode quebrar este paradigma de que o fórum não é um lugar bom. Queremos que quem chegue aqui possa conhecer mais a arte que Socorro tem para mostrar, das lendas folclóricas, até dos artistas de nome que a cidade possui”, explicou o secretário.
O Grupo de Capoeira Sete Quedas e Maculelê do Mestre Edson Coragem deu início às apresentações. “Estar aqui agora é de uma importância imensurável. Nunca o fórum, na história da capoeira, estaria recebendo um capoeirista. E isso é ótimo porque mostra que o fórum não é um lugar onde só tem problema, é também um lugar de solução”, ressaltou o contramestre de capoeira, Alex Carvalho.
A manhã também foi marcada com apresentações do grupo Mangaliza, recitação de poemas de cordel, da Academia Socorrense de Letras, e uma exposição de artesanato da artesã Cintia Cajé. Na próxima quarta-feira, 31, o Cejusc terá uma programação recheada para os pequenos. Ao chegarem no fórum, os alunos da rede municipal terão a oportunidade de conhecer as funcionalidades do tribunal, com dinâmicas e brincadeiras. Logo após, os alunos terão um momento de cantigas antigas do folclore sergipano. Todos receberão certificados pela participação do projeto.