Início Assistência Social Prefeitura de Socorro presta apoio a moradora que teve casa incendiada

Prefeitura de Socorro presta apoio a moradora que teve casa incendiada

Fatos foram esclarecidos ao vivo na TV Atalaia

Na noite desta terça-feira, 16, a secretária municipal de Assistência Social, Michelle Marry, concedeu entrevista ao vivo ao Programa Cidade Alerta, da TV Atalaia, para esclarecer alguns fatos concernentes ao incêndio ocorrido na madrugada do dia 21 de dezembro de 2022 em uma residência no Complexo Padre José Enaldo (mil casas), na sede do município.

No mesmo dia do ocorrido, a proprietária da residência procurou a Secretaria Municipal de Planejamento para informar sobre o fato. Em relato, a moradora, quando percebeu que a casa estava sendo tomada pelas chamas, de imediato ela e a filha pularam a janela e com ajuda de vizinhos conseguiram apagar o fogo. No órgão, a moradora foi acolhida pelo secretário Francisco Nascimento, por assistente social e por engenheira que a acompanharam até a residência. Quando a equipe chegou no local deparou-se com um engenheiro e um funcionário da construtora, logo foi constatado que móveis, eletrodomésticos, paredes e a fiação foram afetados pelas chamas. Diante do cenário encontrado, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Assistência Social foram acionados.

Prontamente, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou todos os procedimentos que estão sob responsabilidade da gestão municipal, a exemplo da concessão do benefício moradia transitório por 6 seis meses (podendo ser renovado por igual período), ajuda financeira no valor de R$1 mil reais, cestas básicas, além disso foi oferecido transporte para a retirada dos móveis que não foram danificados e feito encaminhamentos para a retirada de segunda via de documentos. Na reportagem, a moradora relatou estar morando de favor. Marry explicou a situação. “A inquilina fez o contrato de seis meses e ela saiu em dois meses, então a gente não tem como pagar dois contratos de aluguel, tendo em vista que o primeiro que ela fez foi de seis meses. Ela assinou um termo de responsabilidade e a partir do momento que ela resolver o distrato do contrato, nós estaremos fornecendo um novo auxílio, inclusive retroativo. Ela não perdeu o auxílio, mas está suspenso porque ela mudou da casa em que foi feito o contrato”, esclareceu.

Já a Secretaria de Planejamento intermediou todo o contato com a Caixa Econômica, incluindo o envio do relatório de ocorrência emitido pelo Corpo de Bombeiros, boletim de ocorrência, aviso de danos físicos no imóvel e documentos pessoais da moradora. Em fevereiro, após solicitação da Caixa, também foi enviado o Laudo de Investigação de Incêndio emitido pelo Corpo de Bombeiros, tendo em vista que o relatório de ocorrência emitido pelo órgão não informou as causas do incidente. A inconclusão do laudo pode ter sido prejudicada, pois após o incêndio a proprietária limpou a residência antes da chegada do Corpo de Bombeiros. Como a própria moradora relatou durante a entrevista, todo o apoio foi dado para minimizar os problemas causados pela tragédia.

Após o envio, a Caixa solicitou três orçamentos para execução de obras de recuperação da casa, seguindo o mesmo padrão das demais residências, porém ela não aceitou, pois deseja que sua casa seja reformada pela construtora e pela Caixa Econômica, contudo no contrato não há nenhum seguro que cubra incêndios causados por falhas que não seja de construção.

Em nota, a construtora ressaltou que a obra foi contratada por meio da Caixa Econômica Federal, representando o fundo de arrendamento residencial que possui seguro contra incêndios em todos os empreendimentos. Após a avaliação técnica foi constatado que o incidente não foi provocado por falhas ou vícios construtivos, mas sim por outros motivos não constatados. A beneficiária foi orientada a entrar em contato com a Caixa, conforme orientação presente no contrato.

Por fim, a gestão municipal reforça que todo apoio está sendo dado para a moradora, por meio de orientações e benefícios assistenciais.