Início Agricultura Prefeitura de Socorro promove capacitação de Apicultores para fortalecer produção local

Prefeitura de Socorro promove capacitação de Apicultores para fortalecer produção local

30
0

 

Apicultores socorrenses aprimoraram seus conhecimentos durante uma capacitação promovida pela Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca, em parceria com o Senar e o IFS São Cristóvão.

O evento, que aconteceu nos dias 4 e 5 de setembro, combinou teoria e prática, proporcionando conhecimentos essenciais sobre o manejo de abelhas e a produção de mel. Essa parceria busca fortalecer a agricultura local e, ao mesmo tempo, preservar as abelhas.

No primeiro dia da capacitação, os participantes se reuniram com especialistas em apicultura, que compartilharam seus conhecimentos sobre técnicas de manejo, cuidados importantes com as abelhas no momento da polinização na região. Com as atividades práticas, os alunos tiveram a oportunidade de pôr em prática o aprendizado obtido, onde puderam observar diretamente o trabalho das abelhas.

O apicultor Antônio Carlos conta que já tem 10 anos que atua nessa área e afirma que é sempre bom renovar e adquirir novos conhecimentos.

“Como eu já tenho um pouco de tempo na profissão, ajudo também os que estão começando, então vira esse intercâmbio entre novos apicultores e aqueles que já têm uma experiência e enriquece mais ainda o curso, que está sendo maravilhoso e espero que os próximos tenham mais pessoas, pois temos que capacitar”, detalhou Antônio.

Essa colaboração não apenas reforça a produção local de mel, mas também destaca o compromisso com a preservação das abelhas, cujo papel na polinização das safras agrícolas é vital, seja para a economia como também para o meio ambiente.

Para o Secretário de Agricultura David Fernandes, esse é um momento de trazer alunos que querem adquirir esse conhecimento e fortalecer a produção do município.

“Graças a esse trabalho a gente está conseguindo desenvolver no nosso município também a apicultura com o produtor da nossa região e também com os potenciais produtores para que possam aderir essa atividade”, afirma David.

COMPARTILHAR