O tema foi discutido em uma reunião na última segunda-feira (27), entre representantes do CRO-SE, da SMS e da SMTT
Com o objetivo de prevenir acidentes e evitar traumas ligados à face e boca no trânsito, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO-SE), se uniram para desenvolver várias atividades no município, buscando chamar a atenção e ao mesmo tempo promover a prevenção de acidentes com traumas bucomaxilofacial, bem comum no trânsito local.
Visando promover essa conscientização para os condutores socorrenses sobre o traumatismo bucomaxilofacial, o prefeito Padre Inaldo e o secretário municipal de Saúde Enock Ribeiro, juntamente com Drª Heloisa Nunes, coordenadora municipal de Saúde Bucal e membro da comissão de Políticas Públicas e Inclusão do CRO-SE, e o superintendente da SMTT, Toledo Neto, propuseram a realização desta campanha, dando sequência às ações do Maio Amarelo com o tema “CRO-SE no Maio Amarelo: prevenindo acidentes no trânsito”.
O público alvo desta campanha são os motoqueiros que circulam diariamente nas ruas e avenidas de Socorro. São eles as principais vítimas desse tipo de traumatismo na boca e na face. A campanha conta também com o apoio de representantes de algumas categorias como a dos mototaxistas e a Coopertalso “Táxi Lotação”.
As ações começarão a ser realizadas no mês de junho e terminarão no último dia do forró Siri. Neste período serão realizadas blitz educativas, palestras e distribuição de panfletos informativos que visam diminuir os índices de acidentes envolvendo o trauma bucomaxilofacial. No trânsito, os motoqueiros e mototaxistas por estarem sobre um veículo de duas rodas são as vítimas mais comum devido a falta de proteção em meio ao trânsito caótico.
Estiveram presentes na reunião: Drª Heloisa Nunes coordenadora de Saúde Bucal do município, Drª Dalercalia de Souza Lima (Palestrante e cirurgiã Bucomaxilofacial do Centro de Especialidade Odontológica), Drª Camila Ferreira Gomes (Gerente do Centro de Especialidade Odontológica), Lessa (Diretor de transporte público da SMTT), Oliveira (Coordenador de operações da SMTT) e Horácio Nascimento (Diretor de comunicação da SMTT), também estiveram presentes, mas por motivo de força maior tiveram que se ausentar da reunião, Arnaldo (Presidente dos mototaxistas), e Carlos Taxista (vice-presidente e assessor de comunicação da Coopertalso), Drª Larissa Fonseca (Diretora da média e alta complexidade do município).
Por: Horácio Nascimento
Fotos: Horácio Nascimento e Rogério do CEO