Aconteceu, nesta terça-feira, 29, a 1º Reunião Ampliada de Segurança Alimentar e Nutricional de Nossa Senhora do Socorro. O evento foi realizado pela Prefeitura de Socorro, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social (SMAS) e de Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP), e teve como tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”.
Durante o momento, em que a população foi convidada a participar, foram discutidos os três eixos principais que serão destaques na Conferência Nacional, que será realizada em setembro: 1º eixo: Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; 2º eixo: Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; 3º eixo: Democracia e participação social.
O secretário de Agricultura, David Lopes, detalhou que a reunião serviu como um encontro para debates de políticas públicas, ideias e sugestões. “O debate é necessário para que sejam escolhidas as melhores ideias para a Conferência Nacional, para que, assim, Socorro tenha destaque nas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional”, detalhou o secretário.
Aída Santana, secretária de Assistência Social, destacou que a participação de Nossa Senhora do Socorro na Conferência Nacional será feita a partir da escolha de 12 delegados, que participaram da reunião. “Estamos lidando com o debate dos temas dos 3 eixos e com a escolha dos nossos representantes para a Conferência. As ideias discutidas, assim como a escolha dos delegados, farão a diferença nas nossa políticas públicas”, destacou Aída.