Início Saúde Prefeitura de Socorro realiza ação em celebração ao Dia Nacional Sem Tabaco

Prefeitura de Socorro realiza ação em celebração ao Dia Nacional Sem Tabaco

58
0

No dia 31 de maio é celebrado o Dia Nacional Sem Tabaco, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de alertar e ressaltar a importância de combater o tabagismo. Diversas doenças e complicações são provocadas pelo consumo do tabaco. No município de Nossa Senhora do Socorro, a prevenção contra o fumo é trabalhada por meio do Grupo de Tabagismo, que realiza o tratamento gratuito, através de medicamentos e atividades multidisciplinares.

Em uma manhã bastante animada, regada de música junina, palestras e depoimentos de experiências, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Instituto Federal de Sergipe (IFS), reuniu, na manhã desta terça-feira, 31, os pacientes acompanhados pelo Grupo de Tabagismo para comemorar a data e compartilhar as conquistas alcançadas individualmente na luta para deixar de fumar.

O secretário de Saúde, Enock Ribeiro, esteve presente na ação e destacou a importância da prevenção contra o tabagismo. Ele também ressaltou a parceria com o IFS, uma instituição parceira, que está sempre de portas abertas, disponibilizando o espaço, onde ocorrem os encontros do Grupo de Tabagismo todas as quartas-feiras, às 9h.

O poder da informação é um aliado na luta contra o cigarro. A informação quando passada de uma pessoa para a outra amplia a conscientização da população. “A prevenção é muito importante. Alertar as pessoas, os pais, as crianças, começar da base para alcançar adultos que já tenham noção do quanto é prejudicial fumar. Prevenção é vida, e é a única saída para um mundo, uma sociedade e um meio ambiente melhor”, destaca a coordenadora do Grupo de Tabagismo, Joseane Soares.

A referência técnica do Programa Estadual de Tabagismo, Ivete Gois, destaca a importância dos órgãos governamentais para apoiar os pacientes com a orientação e tratamento devido para combater o vício. “Essa parceria com os municípios, Estado, Ministérios, Instituto Nacional de Câncer (INCA) é muito positiva para todos, principalmente para os usuários. Ela tem o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e de mortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil. Deixo uma reflexão para todos, incluindo os usuários de tabaco: parar de fumar é importante, tanto para saúde humana quanto para o meio ambiente”, disse a referência técnica Estadual.

O consumo do tabaco é feito de forma ativa, quando o usuário fuma o cigarro, e passiva, quando a pessoa inala a fumaça espalhada no ambiente. Dona Josélia do Nascimento, é paciente do Grupo de Tabagismo, e há mais de dois anos parou de fumar. Ela destaca a nova realidade vivida, após tomar a decisão que mudou a sua vida para melhor. “Vivo muito bem com as minhas filhas. Fumei durante 45 anos, e minha filha do meio, uma vez disse que quando me conheceu, eu já fumava. Hoje passamos mais tempo juntas, não preciso sair para fumar, a convivência melhorou muito, compartilhamos todos os momentos. Estou ótima de saúde, me alimento e durmo bem”, disse Dona Josélia.

 

COMPARTILHAR