Início Assistência Social Prefeitura de Socorro realiza ações alusivas ao Dia da Consciência Negra

Prefeitura de Socorro realiza ações alusivas ao Dia da Consciência Negra

121
0

O dia 20 de novembro o dia é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data de sua morte lutando pela liberdade do seu povo no Brasil.

Em celebração à data a manhã desta terça-feira, 20, foi recheada de atividades na Tenda Cultural, localizada no Conjunto João Alves, onde as crianças e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, participaram de palestras e assistiram apresentações culturais pelos próprios assistidos da Tenda.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do João Alves, Gisele Cristina, a atividade tem como objetivo promover um momento de reflexão e aprendizado profundo sobre as  lutas e direitos dos negros. “Entendemos que essa atividade de hoje é de extrema importância, para que a gente possa trazer a conscientização, reflexão das lutas e direitos e para que eles possam refletir também sobre a questão da igualdade social, racial e cultural”, informa Gisele Cristina.

Os jovens do SCFV, participaram de um bate papo com a ativista do Movimento Unegro, Thaty Meneses, falando sobre discriminação, conquistas,  finalizando com apresentação cultural dos jovens. “Esse momento foi para marcar essa data. Nós da Unegro damos prioridade para o trabalho desenvolvido com crianças porque podemos trabalhar na base da sociedade, fazer mudanças estruturais, mostrar a diferença entre o bullying e racismo”, conta.

Orgulhosa da sua cor, da sua raça e do seu cabelo, a adolescente de 12 anos, Jenifer Santos, não esconde o entusiasmo ao falar sobre o evento. “O melhor dia da minha vida está sendo hoje e nessa ação! Se eu tivesse um super poder, eu decretava o fim do preconceito. Tenho um sonho de escrever um livro sobre esse tema, até porque eu já lidei muito com isso e não quero que mais ninguém passe pela mesma situação. Até comentei em casa com minha avó, que se eu pudesse nascer de novo queria nascer mais moreninha ou se não tiver como, vou ficar no sol para ficar da cor que eu amo”, revela.

Cultura

O auditório da Praça Cantor Antônio Rogério também foi palco para uma belíssima apresentação para comemorar a data em parceria com o Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas. “Estamos rememorando a importância de uma data tão linda como essa. A maioria da população brasileira é de pele negra, no Brasil a escravidão é um dos elementos que marcou o nosso país, por isso não poderíamos deixar de promover um evento como esse ressaltando a importância de quem lutou e se rebelou por nós, como foi o caso de Zumbi dos Palmares”, explica o secretário de Cultura, Natan Reis.

A diretora do Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, Joseilde Arcanjo, aprovou a iniciativa da Prefeitura de Socorro. “A Consciência Negra é um assunto que deve ser passado em todo ambiente não só na sala de aula. Quando surge um evento como esse valorizando a nossa cultura, promovendo arte e um vislumbre maior para os nossos alunos a nossa gratidão é imensa pelo convite, pois os alunos acabam se envolvendo nessas atividades lúdicas, práticas, fazem eles saírem do papel e aproximando e permitindo esse contato com a dança, com a música, facilita demais o aprendizado deles”, relata.  

Pedro Gabriel, 15 anos, aluno da escola participante, também comemorou a sua participação no evento.  “Uma atividade muito legal e divertida, como foi dito aqui, não precisa necessariamente ser nessa data para saber a importância dos negros na sociedade e que todos nós somos iguais independente de cor, raça ou religião. O importante é viver a vida intensamente e sentir essa energia desse povo que é maravilhosa”, ressalta.

Por Giovane Mangueira

COMPARTILHAR