A prefeitura de Nossa Senhora do Socorro realizou nesse sábado, 30, mais uma edição Projeto Nova Vida. Dessa vez, a comunidade beneficiada foi a do Residencial Carajás. Uma idealização da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sílvia Fontes, em parceria com as secretarias de Saúde, Obras, Educação, com diversos serviços à disposição para atender a comunidade, além do serviço de Limpeza Urbana – Limpurb -, que atendeu as demandas já solicitadas pelos moradores.
“O Nova Vida é um tripé: saúde, educação e assistência social. Uma versão menor que o Programa Socorro Cidadã, no qual reunimos todos os serviços de todas as secretarias e levamos à comunidade, serviços que não são da Prefeitura, como a emissão das carteiras de identidade e CPF. Então, os dois (Nova Vida e Socorro Cidadã) estarão retomando as atividades, sendo que o Nova Vida hoje e, Socorro Cidadã volta, provavelmente, no início do próximo ano”, detalhou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sílvia Fontes.
O Nova Vida será levado às comunidades menores e o Socorro Cidadã para as maiores, justamente por oferecer mais serviços e atender a uma demanda muito grande. A partir de hoje, como a retomada do Nova Vida, os socorrenses terão mais ações da prefeitura em algum ponto da comunidade.
Esta edição, que aconteceu no Residencial Carajás, beneficiou também moradores circunvizinhos. O morador do Loteamento Jardim Mariana, Robson Pereira, aproveitou as ações das secretarias e tomou vacinas. “Soube que estariam aqui e vim tomar vacina e saber mais informações sobre os cursos, que minha esposa quer fazer. É uma ação boa para a população, já que reúne serviços e informações em um só lugar. A Prefeitura está de parabéns”, afirmou Robson.
O presidente da Associação de Moradores do Residencial Carajás, José dos Santos, ressaltou que, depois de uma reunião entre os membros da associação e moradores com a primeira-dama e secretária da Assistência Social Sílvia Fontes e com o prefeito Fábio Henrique solicitando alguns serviços para a região, a comunidade foi agraciada com uma edição do Nova Vida.
“Sabemos que nossa comunidade tem menos problemas do que outras, até mesmo pelo tamanho, mas estávamos precisando de ações das secretarias aqui. Essa ação é uma vitória e parabenizo à prefeitura por fazer essas ações, em especial à secretária de Assistência Social Sílvia Fontes, por ter nos atendido. É bom saber que uma ação com mais serviços também será levada a outras comunidades que tenha maior demanda. É muito bom ter o serviço público próximo ao cidadão, da comunidade, e é isso que está acontecendo hoje”, finalizou José dos Santos.
Saúde
A diretora de Saúde, Eliene Cristine Chaves Silva, responsável pelas ações da secretaria de Saúde no evento e representante do secretário Saulo Eloy, aproveitou para fazer uma blitz da saúde do homem. “Estamos no novembro azul, mês dedicado ao combate ao câncer de próstata, por isso, estamos verificando a pressão arterial, fazendo teste de glicemia, verificando o peso e a altura para calcular o índice de massa corporal (IMC) para saber se estão acima do peso recomendado, distribuindo preservativos. Já a Vigilância Sanitária estava fazendo orientação a população”, explicou Eliene.
Educação
A Secretaria de Educação mobilizou uma equipe de técnicos e fizeram o “Busca Ativa”, que consiste em visita de casa em casa para verificar as famílias e saber se tem filhos fora da escola, principalmente do ensino da educação infantil e fundamental. O secretário, Carlos Cunha, informou que foram feitas em torno de 25 pré-matrículas para a Escola Municipal Barquinho Amarelo.
“A ação da Secretaria de Educação acaba se diferenciando das demais porque as pessoas não tem a cultura de procurar nosso estande para ter as suas demandas atendidas, por isso montamos as equipes técnicas para ir até as residências identificar e conscientizar a importância da educação para a população”, reafirmou Carlos Cunha.
“Esta é uma região que cresce muito. Uma região recebe vários empreendimentos, condôminos, enfim, é um polo de desenvolvimento da nossa cidade. Aqui, a prefeitura tem tido um cuidado de acompanhar as construções desses novos empreendimentos para evitar construções sem drenagem para não causar problemas aos futuros moradores e depois irem procurar a prefeitura para reclamar de uma obrigação que é das construtoras”, explicou o prefeito Fábio Henrique.
“É bom frisar que a prefeitura de Socorro fez possivelmente o primeiro município a fazer o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) não com o Ministério Público e sim entre a prefeitura e as construtoras para firmar o compromisso de fazer todas as construções com as drenagens concluídas. Para isso, temos o apoio do promotor de justiça, Sandro Luiz da Costa. Essa de hoje, aqui no Carajás, é semelhante ao que já fazemos em outras comunidades com ações de várias secretarias e de cidadania”, enfatizou o prefeito.