Nesta terça-feira, 21, os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Janser Carlos de Oliveira Castro participaram da segunda e última etapa do projeto Eco Jardinagem. A ação iniciou na última quarta-feira, 16, com a confecção de eco jardineiras. A manhã foi dedicada ao plantio das mudas e sementes, que foram semeadas na área externa da unidade. A atividade foi realizada pela Prefeitura de Socorro, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP) e Meio Ambiente (SEMMA).
Além de deixar o ambiente arborizado, a atividade também foi de suma importância para o tratamento dos usuários, proporcionando um momento de lazer e interação. A gerente do CAPS, Yamani Costa, destaca como a ação foi pensada. “Nos acompanhamentos diários com os usuários, eles já sugeriram que fizéssemos esse projeto. Levando em consideração que cuidar, plantar e mexer com a terra é terapêutico, realizamos a atividade, contando com o apoio das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente. Me sinto feliz e realizada com a ação, porque alcançamos o objetivo principal: as energias dos usuários foram renovadas e o ambiente ficou mais aconchegante”, destaca a gerente.
O secretário adjunto da SMAP, Carlos Lima da Silva, ressalta a importância da parceria. “É notável o engajamento de todos na realização dessa atividade. Percebo que fez muito bem para todos os pacientes, uma parceria importante e que vai ter continuidade. O papel da SMAP foi fornecer os pneus, as plantas e sementes, e o apoio na pintura e plantação”, disse Carlos.
A atividade contou com a participação dos usuários, que se dedicaram bastante e vibraram ao ver a ação sendo finalizada do jeito como eles tinham planejado. “Estou empenhado desde a primeira fase da atividade. É um projeto maravilhoso, nos ajudou a interagir e sair da rotina. Me sinto leve e feliz em poder interagir com os amigos e por ter contribuído com a realização da atividade. Sinto que foi muito bom para o meu tratamento”, disse o usuário Marcos Chagas.