Com intuito de conscientizar, garantir a saúde e a qualidade de vida da população socorrense, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou, na manhã desta quarta-feira, 25, no Instituto Federal de Sergipe (IFS), uma comemoração em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no próximo domingo, 29. O evento contou com a participação das equipes da Academia da Saúde e da Saúde Bucal do município.
A atividade foi realizada pelo Grupo de Tabagismo de Socorro (GTABS), que tem como propósito ajudar fumantes que desejam parar de fumar. A enfermeira do GTABS, Joseane Ribeiro, destaca a importância do projeto. “A gente está aqui para prevenir todas as complicações que o tabaco traz: tanto econômica, de saúde, quanto social. As reuniões acontecem todas às quartas-feiras, no IFS, das 9h às 10h. Contamos com uma equipe multidisciplinar que auxilia no processo. Portanto, todos os socorrenses que desejam parar de fumar, peço que nos procurem e participem dos encontros e acompanhamentos, para que assim se libertem desse vício”, disse Joseane.
A pensionista e participante do GTABS, Maria Josélia Góes, diz que, com a ajuda do GTABS, parou de fumar aos 59 anos. “Comecei a fumar aos 12 anos de idade. Desde o primeiro mês que fui ao grupo, não coloquei mais cigarro na boca. Eu era super viciada, fumava duas carteiras de cigarro por dia. Depois que parei de fumar, meu dinheiro rendeu e meu apetite e paladar mudaram. Gostaria de agradecer à gestão municipal por sustentar esse projeto maravilhoso”, ressalta Josélia.
O funcionário público, Reinaldo de Jesus, fumava até 20 cigarros por dia. Hoje com o acompanhamento com o GTABS, conseguiu reduzir para uma média de dois a quatro cigarros. “Participo do grupo há cerca de dois anos. O grupo é bem organizado! É uma caminhada difícil, eu ainda sou fumante, apesar de já ter diminuído muito a quantidade de cigarros. Continuo na luta para conseguir parar totalmente”, almeja Reinaldo.