Nesta segunda-feira, 29, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Com o objetivo de promover o cuidado com a saúde e mobilizar a população para a temática, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou um aulão com atividades físicas, aberto para toda a população, tendo como público-alvo os integrantes do Grupo de Tabagismo de Socorro (GTABS). O aulão aconteceu na Praça da Cultura Cantor Pedro Rogério, no Marcos Freire I, e foi ministrado pelos profissionais da Academia da Saúde, com o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde Família e Atenção Primária (NASF).
Além da prática de atividades físicas, a ação contou com uma roda de conversa, inicialmente, para ressaltar a importância do exercício físico e da alimentação saudável para melhorar a qualidade de vida. Durante o bate-papo, alguns testemunhos foram apresentados, com o intuito de incentivar as pessoas que estão na luta para deixar de fumar.
A informação é uma aliada imprescindível no combate ao fumo. Informar as pessoas a respeito das consequências que são provocadas por meio do cigarro, é necessário para ampliar a conscientização. “Estamos na luta contra um vício, a diferença é que é um vício lícito, o cigarro é autorizado, socialmente aceito, mas é uma droga, uma dependência química. Precisamos levar informação, quanto mais pessoas tiverem conhecimento, melhor. Precisamos começar da base, com as crianças e adolescentes nas escolas. É importante informar das grandes chances de desenvolver comorbidades, além de também poluir o meio ambiente, e prejudicar as pessoas ao redor, que apesar de não serem fumantes ativas, acabam inalando o ar poluído, e também tem a saúde prejudicada”, disse a coordenadora do GTABS, Joseane Soares.
Um dos depoimentos apresentados no aulão foi do servidor público, Reinaldo Jesus, que está sem fumar há um ano. Quando criança, o cigarro começou a fazer parte da vida de Reinaldo apenas como gesto de brincadeira. Com o passar dos tempos, se tornou um vício e trouxe sérias consequências. “Na minha casa, toda a família era fumante. Eu passei a entender a gravidade quando perdi meu pai, minha mãe e meu irmão, em decorrência das consequências provocadas pelo cigarro. Com o incentivo da minha esposa, comecei a fazer parte do GTABS, e há um ano estou sem fumar. É uma sensação muito boa, me sinto mais saudável, tudo melhorou. A luta não é pequena, mas todos podem conseguir, basta ter força de vontade”, destaca Reinaldo.
A técnica de enfermagem, Anne Rafalle do Santos, esposa de Reinaldo, também deu um testemunho durante o aulão. Ela contou como foi a experiência de acompanhar o esposo durante o ano. Foi ela quem apresentou o GTABS para ele. “Eu já conheci Reinaldo sendo fumante. Hoje vejo nele uma outra pessoa, mais saudável e com qualidade de vida. Foi um período difícil, mas procurei adotar algumas medidas para facilitar o processo que ele estava enfrentando para deixar de fumar. Eu como profissional da saúde, quando identifico sinais de que a pessoa é fumante, faço questão de apresentar o GTABS, para que todas elas tenham a oportunidade de mudar de vida, como meu esposo mudou. Digo a todos que estão na luta, que sejam perseverantes, não é fácil, mas é possivel”, ressalta Anne Rafaelle.
Os encontros do Grupo de Tabagismo de Socorro (GTABS) são realizados semanalmente, todas às quartas-feiras, no Instituto Federal de Sergipe (IFS) Socorro, localizado no Marcos Freire I. Quem tiver interesse em fazer parte do grupo, basta ir até o IFS, para fazer uma consulta com a enfermeira responsável.