Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias do município de Nossa Senhora do Socorro participaram, durante 10 meses, do curso técnico em agente comunitário de saúde e do curso técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no combate às endemias. Na manhã desta quarta-feira, 25, uma solenidade realizada pela Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), celebrou a conclusão e a formatura dos 54 agentes nos cursos técnicos.
Os cursos fazem parte do programa Saúde com Agente, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os cursos foram realizados na modalidade semipresencial, com o acompanhamento de quatro servidores da Secretaria Municipal de Saúde, que atuaram como preceptores dos cursos. No total, a carga horária do curso foi de 1.275 horas. No momento do recebimento dos certificados, os alunos também receberam um kit contendo: medidor de glicemia, aparelho de pressão, fitas medidor de glicose e oxímetro, que irão auxiliar nas visitas realizadas diariamente.
O prefeito Padre Inaldo aproveitou o momento para deixar uma mensagem para todos os agentes que concluíram os cursos. “É uma mensagem de parabenização. Os agentes de endemias e os agentes de saúde já vem prestando serviço há muitos e muitos anos em Nossa Senhora Socorro. Mas, existe a importância de buscar cada vez mais um conhecimento que faça com que o serviço seja prestado à população da melhor forma possível. Com a busca do conhecimento, ao chegar nas residências das pessoas, esses agentes terão capacidade para prestar um melhor serviço, e assim, além de trazer dignidade, a formação também traz alegria e realização profissional, e quem ganha é o povo socorrense, o que me deixa muito feliz”, disse o prefeito.
Durante a cerimônia, o secretário de Saúde Enock Ribeiro fez o uso da palavra e ressaltou que reconhece as dificuldades que existiram durante todo o percurso para a conclusão do curso. Ele destacou que alguns chegaram a relatar a dificuldade com o uso da informática, por exemplo, mas mesmo assim, não desistiram, venceram os desafios e concluíram o curso. Sendo assim, ele parabenizou e agradeceu a todos os formandos e preceptores, pois com a capacitação, eles irão otimizar a assistência que já é ofertada a população.
A agente comunitária de saúde, Joelma Aquino, destaca a sensação de concluir o curso e participar da formatura. “Estou me sentindo lisonjeada, o evento está maravilhoso, foi tudo bem organizado para os agentes de saúde e os agentes de endemias. O curso Saúde com Agente veio para aprimorar os profissionais. Hoje estamos concretizando nossa vitória e agradecemos ao município que nos deu o apoio e ao Ministério da Saúde. Hoje está todo mundo aqui maravilhado, nervoso, porque é uma vitória que estávamos aguardando. Foram 10 meses de curso e nesses 10 meses passamos por muitas dificuldades, mas chegamos até aqui, graças a Deus”, disse a agente de saúde.
A agente de combate às endemias Milene Brzezowski ressalta que os conhecimentos obtidos nos curso serão utilizados e farão a diferença na rotina de trabalho dos agentes. “Foi uma aprendizagem muito grande, de muita importância para o nosso profissionalismo. Vamos trazer muitos conhecimentos que aprendemos para o dia a dia. Aprendemos bastante sobre várias áreas, como: Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, que irão acrescentar no trabalho diário. Muita emoção, muita alegria, muita satisfação. Um misto de emoções, uma recordação de todos os momentos e lembrança, de cada encontro, de cada parte vivida desse curso”, enfatiza a agente de endemias.