Início Saúde Prefeitura de Socorro realiza mais de 900 testagens de IST no mês...

Prefeitura de Socorro realiza mais de 900 testagens de IST no mês de novembro

62
0

A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desenvolve, em todo o município, um trabalho de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A prevenção inicia pelo acesso à informação e à testagem para conhecer o diagnóstico. Sendo assim, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado dentro do Centro de Especialidades José do Prado Franco, no conjunto João Alves, realiza o teste rápido para Sífilis, HIV, Hepatite B e C, e aconselhamento dos pacientes que procuram o serviço. Somente no mês de novembro, o CTA realizou 928 testagens.

O CTA é formado por uma enfermeira, uma psicóloga, uma técnica de laboratório e uma auxiliar administrativa. O serviço funciona como porta aberta e atende, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, todas as pessoas que desejam fazer o teste rápido ou precisam tirar alguma dúvida a respeito das infecções. Para realizar o teste, o paciente precisa levar um documento de identificação e o cartão do SUS. Além do funcionamento na Unidade, o CTA também realiza ações externas, em empresas e escolas, com o intuito de atingir o máximo de pessoas possível.

O resultado do teste é liberado em torno de 15 minutos após a coleta. Todas as pessoas recebem aconselhamento, antes e após a testagem. No caso dos pacientes que testam negativo, o profissional da saúde aconselha a manter a prevenção, fazendo o uso do preservativo durante as relações sexuais, tomando a Profalixia Pré-Exposição (PrEP) e se atentando ao uso de materiais perfuro cortantes, como, agulhas, seringas e lâminas, para evitar a transmissão por meio do contato sanguíneo. Já os pacientes que testam positivo, recebem um aconselhamento sobre o que é a infecção e como pode ser tratada, e são encaminhados para os Centros ou Unidades de Saúde que são referências no tratamento.

A enfermeira, Mariselma Teixeira, tem um contato diário com os pacientes, ela destaca que é necessário que todas as pessoas conheçam o próprio diagnóstico de forma precoce, para garantir mais eficiência no tratamento. “O CTA funciona como porta aberta, o que facilita muito o atendimento e a adesão dos pacientes ao serviço. A facilidade em poder realizar o teste é muito importante, pois, somente por meio do conhecimento do diagnóstico é possível iniciar o tratamento, melhorando as condições de vida do paciente”, enfatiza a enfermeira.

COMPARTILHAR