Na manhã desta terça-feira, 11, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), iniciou o mutirão de atualização cadastral do Cadúnico das famílias da Ocupação Nossa Senhora de Fátima, na sede do município. A ação busca assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas permaneçam conforme a realidade social da comunidade.
Segundo a secretária de Assistência Social do Socorro, Michelle Marry, a ação é fundamental para entender o atual cenário socioeconômico das famílias da Ocupação, assim como contribuir para a garantia dos direitos dessa parcela da população. “Nós já tínhamos o cadastro dessas famílias aqui da Ocupação, mas vimos a necessidade de atualizar principalmente para eles não perderem nenhum benefício”, explica a secretária.
Compreendendo a importância do município identificar possíveis situações de vulnerabilidade social na Ocupação, a própria comunidade busca manter o diálogo com a Secretaria e a liderança colaborou com a mobilização para os atendimentos. “A gente sabe que esse tipo de ação é importante porque vai localizar as pessoas e garantir a elas os direitos básicos de vida, e também é um momento de informação, porque muitos aqui desconhecem os próprios direitos”, destacou a liderança da Ocupação, Gilvania Marques.
A expectativa das equipes do Busca Ativa e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Zilda Arns, localizados no Conjunto João Alves, é de realizar a atualização dos cadastros de mais de 200 famílias que declaram residir na Ocupação. “Sabemos o quanto é importante o cadastro e a atualização cadastral dessa comunidade, principalmente porque foram identificadas incompatibilidades em alguns cadastros”, ressaltou o sociólogo da Secretaria de Assistência Social, Edson Paulo.