Na noite desta segunda-feira, 2, Prefeitura de Socorro por meio de representantes da Secretaria Municipal de Planejamento e de Desenvolvimento Urbano realizaram uma reunião com a comunidade do conjunto Marcos Freire I com o objetivo de discutir o processo de mobilização social do Centro de Artes e Esporte Unificados – CEUs – que será implantado no bairro. A reunião foi realizada no CRAS Professora Luizinha.
O encontro também teve como objetivo, apresentar à comunidade resultados e impressões do evento “Teia Nacional da Diversidade”, ocorreu de 19 a 24 de maio em Natal, no Rio Grande do Norte que reuniu representantes de vários Estados. Participaram da Teia, o secretário de Planejamento, Gledson Oliveira; a assistente social Aricelma Mendonça e a integrante do grupo gestor do CEUs do Marcos Freire I, Iza Féliz, que representou a comunidade.
Aricelma Mendonça, que, nesta reunião, representou o secretário Gledson Oliveira na reunião, destacou a importância de ter participado do evento em Natal e ter conhecido como vão funcionar os CEUs em outros Estados, o que cada um vai realizar. “Sintam-se agraciados, pois o CEUs veio para esta comunidade. Mas peço que quando vocês forem realizar as programações culturais, as oficinas, incluam outras comunidades. A gente não pode esquecer que temos que integrar o município inteiro. E esse é o papel de vocês enquanto grupo gestor dos CEUs. Esse Centro de Artes e Esporte é da comunidade, se vocês não tomarem conta vai se tornar uma praça comum e sem a devida utilidade”, ressaltou Aricelma.
A reunião também contou com a presença da produtora cultural Isabela Bispo, que está concorrendo a um edital do Ministério da Cultura para realizar atividades culturais e oficinais no CEUs do Marcos Freire I com recursos do Ministério da Cultura. “Estou muito confiante, pois já estamos na etapa final dessa concorrência com o Projeto Pescando Cultura. Percebemos que as pessoas não estavam se identificando com o município de Socorro. Por isso, procuramos integrar artistas e oficineiros do próprio município para fazer parte dessa programação”, explicou Isabela.
Uma das integrantes do grupo gestor do CEUs e moradora da comunidade, Iza Félix, destacou a importância do Centro para a comunidade do Marcos Freire I. “Acho maravilhoso esse projeto, porque vai fazer com que a praça esteja quase 24 horas em movimento, sempre com atividades. E esse é o objetivo e o diferencial do CEUs, integrando ainda mais a comunidade”, completou ela.