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Prefeitura de Socorro realiza reunião estratégica para esclarecer a atuação dos serviços de saúde

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Com o objetivo de planejar de forma estratégica a atuação dos serviços oferecidos pela Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na manhã desta sexta-feira, 26, uma reunião com os profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa), do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (NASF) e os gerentes e enfermeiros responsáveis técnicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O objetivo da reunião foi esclarecer as demandas e os perfis de matriciamento dos usuários. A partir do alinhamento de todos os profissionais, a assistência ao paciente passa ser mais eficaz e otimizada. Somente com o conhecimento da atuação e demanda de cada serviço, é possível analisar o perfil do usuário e encaminhá-lo para o serviço responsável.

O Serviço de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa) atende, atualmente, mais de 400 pacientes. O acompanhamento é feito a domicílio, com o intuito de evitar a desospitalização desnecessária. A coordenadora do Melhor em Casa, Vivianne Kelly Araújo, destaca quais são os critérios que se enquadram os pacientes dos serviços. “O matriciamento dos pacientes é feito pelas Unidades de Saúde. São os profissionais da UBS que vão avaliar, ver os critérios e enviar para o serviço responsável. Para ser paciente do Melhor em Casa, o paciente precisa ser acamado, crônico, estar recebendo cuidados paliativos, ter úlceras extensas ou dificuldade de locomoção para a Unidade de Saúde”, disse a coordenadora.

A coordenadora do NASF, Eline Sotero, também apresentou, durante a reunião, o serviço e como ele funciona. “O objetivo do NASF é dar apoio às equipes de Saúde da Família e melhorar o fluxo de atendimento. As consultas com especialistas, visitas domiciliares, estudo de caso, atendimento nas UBS e ações coletivas são de responsabilidade do NASF”, destaca Eline Sotero.

A gerente da Clínica de Saúde da Família (C.S) Maria Helena, Laura Mirelly, destaca a importância da reunião. “A reunião cria uma melhor relação entre a Unidade de Saúde, Melhor em Casa e NASF, com um só objetivo: oferecer o melhor cuidado possível ao paciente. Por isso, é preciso que todos os profissionais de saúde estejam atualizados sobre as propostas e atuação de cada serviço, para que a gente possa encaminhar corretamente os profissionais. A partir da reunião, iremos identificar melhor e diferenciar o que será encaminhado para o NASF e para o Melhor em Casa, com isso conseguiremos fazer com que o serviço atenda mais pacientes”, ressalta a gerente.

Na oportunidade também foram repassadas as informações sobre o processo de trabalho das equipes de saúde bucal, que são formadas por profissionais parceiros no processo de matriciamento.

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