De Canindé do São Francisco para Nossa Senhora do Socorro. Esse foi o trajeto de duas mil mudas de árvores, entre frutíferas e não frutíferas, até chegar, no final tarde dessa sexta-feira, 5, à Secretaria Municipal de Agricultura. “Essa é uma parceria com a gerência de educação ambiental da Companhia de Saneamento de Sergipe, a DESO, por meio do projeto ‘DESO + Verde’, que consiste no repasse de mudas aos municípios para a arborização urbana”, explica o secretário de Meio Ambiente, Samir Souza.
As mudas vêm para cumprir uma grande missão em Socorro: amenizar o calor e, assim, melhorar a qualidade de vida dos socorrenses. “Elas serão plantadas nas praças, canteiros e áreas verdes do município, seguindo o Plano Municipal de Arborização”, diz Samir. Enquanto as “pequenas” árvores esperam ser distribuídas para os respectivos espaços, a equipe da Secretaria de Agricultura, parceira também desse projeto, trata de deixá-las preparadas para o plantio. “Estamos organizando as mudas por espécie e por espaço adequado. Também há irrigação, que minimizar o estresse”, diz Davi Lopes, secretário de Agricultura, acrescentando que as árvores também serão plantadas em áreas desmatadas, rurais e junto a alunos em projetos educativos nas escolas.
Quanto aos tipos das plantas, são várias as espécies, como Ipê Amarelo, Angico, Craibeira, Aroeira, Pata-de-aca, entre outras. O destaque fica para os pés de Cajueiro que começam a produzir frutos com seis meses.