Início Assistência Social Prefeitura e Conselho da Pessoa com Deficiência lançam “Projeto Calçada Livre” em...

Prefeitura e Conselho da Pessoa com Deficiência lançam “Projeto Calçada Livre” em Socorro

89
0

Ação busca promover a acessibilidade e facilitar a locomoção dos cidadãos em todo município

Na manhã desta terça-feira, 21, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Socorro, iniciou o “Projeto Calçada Livre”. O objetivo da campanha é conscientizar a sociedade e comerciantes do município sobre a importância da desobstrução das calçadas, regularização e organização do comércio, bem como auxiliar na organização dos vendedores ambulantes em local adequado.

A atividade realizada nesta manhã envolveu membros do conselho, pessoas com deficiência e atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, que fizeram uma caminhada com saída da Tenda Cultural, percorrendo por toda a avenida principal do Conjunto João Alves Filho, notificando de forma simbólica veículos estacionados nas calçadas.

De acordo com o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Samuel Fernandes, o projeto tem como objetivo principal proporcionar acessibilidade aos portadores de deficiência. “Estamos tentando tornar Socorro uma cidade acessível e um ponto que nos preocupa é em relação ao comércio, pois os usuários necessitam se tornar clientes de um determinado ponto comercial e são impedidos por não ter o devido acesso ao local. Estamos conscientizando de forma pacífica sobre como tornar as calçadas livres, a fim de educar a sociedade e chamar a atenção deles para essas questões”, disse Samuel.

A pedagoga da Apae, Dinha Barreto, falou sobre a importância do projeto. “Ele é de grande importância, porque a comunidade de pessoas com deficiência ainda está de certa forma invisível para a sociedade. Todos os cidadãos precisam ter os seus direitos garantidos, para proporcionar uma vida mais digna e saudável para estas pessoas”, conta Dinha.

O senhor Damião Sousa, um dos que estiveram presentes na caminhada, disse que o projeto serve como um alerta sobre os direitos dos portadores de deficiência. “Esse projeto é muito bom para mostrar para as pessoas sobre as dificuldades que nós temos para nos locomover diariamente. Essa campanha mostra que qualquer pessoa pode se tornar um deficiente e faz com que essas pessoas se coloquem em nosso lugar e vejam que não é fácil”, disse Damião.

Por Wallison Oliveira

Fotos Edilson Menezes

 

COMPARTILHAR