Início Assistência Social Prefeitura e Conselho Municipal realizam a X Conferência de Assistência Social

Prefeitura e Conselho Municipal realizam a X Conferência de Assistência Social

46
0

 

‘Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2016’, esse foi o tema da X Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro e o Conselho Municipal de Assistência Social, nesta quinta-feira, 6, na Praça da Cultura Cantor Rogério, localizada no Conjunto Marcos Freire I, no Complexo Taiçoca.

Além do tema central, o evento tem como lema o ‘Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremos’. Durante a solenidade de abertura, a secretaria municipal de Assistência Social, Iara Maria, considerou o momento como único, pois permite a trabalhadores e usuários a discussão e a apresentação de propostas assistenciais.

“Esta conferência é para propor ações para o nosso novo plano que vai entrar em vigor de 2016 a 2026. Estamos encerrando 2015 construindo este documento para atender às necessidades de todos da Assistência Social. E hoje é o momento dos jovens, idosos, mães e pais de famílias dizerem que tipo de assistência eles desejam no próximo decênio”, esclareceu a secretaria Iara.

 

Participação

O presidente do Conselho de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro, Carlos Alberto de Oliveira Silva, classificou  a conferência como um marco, pois o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ainda é uma criança, com apenas dez anos de criação. “Com a participação desses usuários que estão hoje, aqui, maciçamente, vamos construir o nosso plano decenal, e sair com propostas da assistência que queremos para as conferências estadual e nacional”, declarou Carlos Alberto.

Dentre os serviços de Assistência Social prestados pelo Município através dos Centros de Referência de Assistência Social( Cras) estão o auxílio moradia para famílias desabrigadas ou em situação de risco, centros de convivência, Bolsa Família, assistência psicológica para jovens e adultos e ajuda de custo para as pessoas que fazem tratamento fora do domicílio.

COMPARTILHAR