Início Educação Prefeitura e Ministério Público se unem em projeto sobre a violência contra...

Prefeitura e Ministério Público se unem em projeto sobre a violência contra a mulher nas escolas de Socorro

157
1

Inúmeros casos de violência doméstica, especialmente contra a mulher, são registrados diariamente no Brasil, inclusive no município de Nossa Senhora do Socorro. Preocupados com esse cenário, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e em parceria com o Ministério Público, desenvolveu o projeto “João Cidadão e Maria da Penha vão às escolas de Socorro”.

 

Nesta manhã, segunda-feira, 28, o projeto foi inaugurado com apresentações teatrais abordando os temas “violência contra mulher” e “corrente do bem” para chamar a atenção dos presentes, em especial dos alunos da Escola Municipal José do Prado Franco, palco da inauguração, para o assunto. “O objetivo do projeto é, em parceria com o MP, capacitar os professores para trabalhar com os alunos acerca da violência em todos os seus aspectos: física, simbólica, sexual, mas com uma ênfase maior na violência contra a mulher, que nasce no seio da família e é reproduzida na sociedade. Precisamos ficar atentos e discutir este tema nas escolas”, afirmou a secretária da Semed, Marieta Barbosa.

 

Explicando o que é a Lei Maria da Penha e sua importância para a sociedade, a diretora do Núcleo de Apoio Operacional dos Direitos da Mulher do Ministério Público (Caop), a promotora Gicele Cavalcante, gerou um momento de reflexão para todos os  presentes.“Tudo começa pela educação, principalmente desde cedo, para crianças e adolescentes. Precisamos entender que a violência não compensa nunca e é por isso que o Ministério Público está participando deste momento, para trazer uma discussão e reflexão acerca deste tema. De forma mais simples, eu expliquei o que é a Lei Maria da Penha, para que os alunos tenham conhecimento de que existe uma lei que protege a mulher da violência doméstica”.

 

Para a aluna Larissa Vitória, de 14 anos, o projeto é um incentivador de sentimentos bons e recíprocos. “O bem sempre vai levar o bem e precisamos mostrar isso para o máximo de pessoas para ajudar a diminuir a violência. A iniciativa do projeto é muito importante para nossa cidade, porque sabemos que a violência ocorre em várias casas e famílias. O ‘João Cidadão e Maria da Penha’ vem mostrar que as mulheres têm o poder de denunciar e que não devem ter medo disso”, destacou.

 

Enaltecendo a iniciativa do projeto, o prefeito Padre Inaldo falou sobre sua importância para o município e agradeceu a parceria com o Ministério Público. “É uma cultura de paz que está sendo implantada em nossa cidade. Os professores têm uma missão muito importante nesse processo, porque além deles ensinarem diariamente, também mostram que com a violência não chegamos a lugar nenhum. Agradeço ao Ministério Público pela parceria desse projeto belíssimo, o qual enaltece o ser humano e os sentimentos de respeito e amor ao próximo”.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.