Na manhã deste sábado, 21, a população de Nossa Senhora do Socorro teve um motivo a mais para sair do sedentarismo, isso porque o Serviço Social da Indústria – Sesi -, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, realizaram o projeto Vida Saudável. O projeto consiste em uma caminhada que visa orientar a população para a prática de atividade física para uma melhor qualidade de vida.
Os participantes puderam fazer uma caminhada com saída do Sesi do Marcos Freire I até a praça da juventude Luciano Barreto Filho, no Marcos Freire II. Todo o percurso foi acompanhado pela animação do professor Carlos Eduardo, que é o coordenador do Programa de Doenças de Agravos não Transmissíveis – DANT’s.
Na concentração, os participantes puderam verificar a pressão arterial e a taxa de glicemia, além de receber preservativos e orientações sobre a Aids e doenças sexualmente transmissíveis. Durante todo o percurso, duas ambulâncias do Serviço de Atendimento de Urgência – SAU – ficaram de prontidão para atender qualquer ocorrência que, por ventura, acontecesse.
“É um evento importante realizado em conjunto pela prefeitura e o Sesi, no qual várias secretarias estão envolvidas nessa belíssima caminhada. O evento está bonito, cheio de pessoas dispostas a melhorar a qualidade de vida, inclusive idosos e jovens. O mais legal é que tem gente de todo o município. Isso mostra o quanto, cada vez mais, as pessoas estão se conscientizando que devem ter uma vida mais saudável”, declarou entusiasmado o secretário de esportes, Eliel Felipe.
O superintendente do Sesi, Acrísio Campos, destacou a parceria com a prefeitura. “Agradeço à prefeitura pela parceria, pois demonstra o quanto o gestor do município se preocupa com a qualidade de vida de sua população. Esse evento é muito importante para a saúde física e espiritual de todos os participantes. Queremos aqui que os socorrenses enham cada vez mais qualidade de vida”.
Saúde
A participação em massa da população não deixa dúvidas de que o projeto foi aprovado. A autônoma Lourdes Barreto é integrante do programa Cidade Ativa, do Marcos Freire III, e destacou que a sua vida mudou desde que entrou para o programa. “Desde que comecei a praticar atividade física, através do Cidade Ativa, minha saúde melhorou. Agora subo escada com facilidade, perdi peso e tenho disposição diária para fazer minhas atividades. Hoje estão todos os grupos aqui reunidos nesse projeto do Sesi que nos incentiva ainda mais a continuar na prática esportiva”, declarou ela.
Quem também estava toda animada no meio da multidão foi a dona de casa Maria do Carmo. “Tinha depressão e quando comecei a praticar atividade física tive uma renovação em minha vida. Digo a todos que atividade física é saúde, aqueles que não fazem aconselho que procurem fazer, os que fazem não deixem de forma alguma. Hoje sou uma mulher feliz com a vida e que ama viver”, afirmou.
O Projeto Vida Saudável teve o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT -, Guarda Municipal, e das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Cultura, Transporte e Comunicação.