O inquérito de testagem em massa foi uma das estratégias utilizadas no controle da disseminação do vírus em países da Europa
Através de uma parceria entre a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi realizada nos últimos dias 11 e 12 de agosto, a segunda fase da pesquisa de testagem em massa para o Coronavírus.
Nesta segunda fase, mais 10 localidades do município recebem a visita das equipes de monitoramento, compostas por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pesquisadores da UFS, onde cerca de 400 testes rápidos foram realizados.
A biomédica da SMS, Aline Marinho, falou sobre o objetivo da ação. ” O objetivo é identificar a prevalência da Covid-19 nos municípios, e como estamos em mais 10 localidades nessa segunda fase, e daí a universidade consegue traçar estatísticas para comparar como estão os números aqui no município”, relata.
A pesquisadora da UFS, Ayane de Sá, conta como foi feita a seleção para a escolha dos locais. ” Os nossos testes são limitados e para que a gente tenha uma boa representatividade na região, abordamos pessoas de forma aleatória. As pessoas que participam são de ruas e casas diferentes, justamente por conta do limite de testes”, explica.
Uma das moradoras do conjunto Fernando Collor, a senhora Josefa Maria, aprovou a realização dos testes. ” Gostei muito dessa oportunidade de fazer esse teste, estava bastante preocupada com essa doença trazer o teste até nós foi muito importante”, agradece.
O senhor Juarez Calazans, ficou bastante satisfeito com o resultado do exame. ” Achei muito importante a iniciativa dos testes. Ando bastante na rua, e Graças a Deus deu negativo, agora vou me cuidar ainda mais para proteger toda a minha família”, garante.
As localidades que receberam as equipes foram: Fernando Collor, Guajará, Piabeta, Jardim, Parque dos Faróis, Albano Franco, João Alves, Marcos Freire I, II e III.