Honrando o compromisso de todos os anos, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro entregou, nesta segunda-feira, 17, aos moradores da Taiçoca de Fora o material para a tradicional da fabricação de fogos que é feita no povoado. A entrega foi realizada pela secretária de Cultura, Renata Braz e pelos vereadores Ruy e Palhinha.
Dez grupos receberam matéria-prima para confeccionar mais de 600 buscapés, mantendo a tradição que já dura mais de 100 anos e passa de geração a geração. São eles: Unidos da Praça, Grupo Cultural Guerreiros do Baião, Unidos em São João, Grupo de Fogos Amigos de Binor, Unidos da Barreira, Grupo de Fogos São Judas Tadeu, Unidos do São Benedito, Grupo de Fogos Santo Antônio, Unidos de Siqueira e Grupo de Fogos Futuca no Menino.
A secretária de Cultura, Renata Braz destacou a preocupação do prefeito Fábio Henrique em manter a tradição do povoado Taiçoca. “Como vem acontecendo todos os anos, o prefeito Fábio Henrique deu continuidade contribuindo com essa tradição centenária de fabricação dos buscapés e da guerra que acontece na véspera do São João. E mesmo com as dificuldades financeiras, o prefeito está honrando a palavra dada para que essa festa centenária seja levada adiante”, ressaltou.
O fogueteiro Gilson de Jesus, integrante do grupo Unidos em São João, que produz buscapé há mais de 30 anos, destacou a organização da distribuição este ano. “Todo ano estou aqui recebendo esse material que ganhamos e graça ao incentivo da prefeitura estamos conseguindo manter nossa tradição. Esse ano está bem mais organizado, pois já trouxeram tudo dividido por grupos e facilitou muito”, disse.
Para o fogueteiro Everaldo Pereira, o “Bilú”, integrante do Unidos da Praça o apoio da Prefeitura é fundamental. “Essa festa já acontece desde ‘os tempos’ dos meus avós. Uma geração vai passando para a outra a arte de fabricar os buscapés. E a Prefeitura sempre contribui para que possamos manter essa tradição”, enfatizou.