Início Assistência Social Prefeitura participa do 3º Encontro Cultural e Artístico do Serviço de Convivência...

Prefeitura participa do 3º Encontro Cultural e Artístico do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

47
0


Integração social. Foi com essa premissa que a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro somou esforços para participar do 3º Encontro Cultural e Artístico do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolvido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). A segunda etapa da eletiva aconteceu nesta quinta-feira, 16, no Ginásio Sesi Complexo Esportivo Governador Augusto Franco, no município de Laranjeiras, e contou com o grupo de teatro do SCFV do Parque dos Faróis. 

Voltado para meninos e meninas entre seis e 18 anos de idade, dos 75 municípios sergipanos, o encontro tem o objetivo de estimular a participação social da criança e do adolescente no processo de cidadania ativa, potencializando sentimentos e experiências que possibilitem a constituição de identidade social e cultural e o reconhecimento enquanto agente participativo em relação ao município do qual faz parte. 

De acordo com Maria Luci Silva, secretária da Seides, incentivar a convivência entre os jovens proporciona mais cidadania. “Esse ano desenvolvemos a temática sobre circo e sempre com as atividades dança, música e teatro. É uma forma de contribuir com a identidade social e cultural de Sergipe. O Estado promove esse encontro para que tenhamos noção e veja como os jovens vêm desenvolvendo as atividades nos seus municípios durante todo ano. Uma forma de fomentar e aprimorar os serviços que são prestados nos municípios”, expõe Luci.

Com quatro seletivas e a etapa final, Socorro se inscreveu na categoria teatro. “Isso faz parte das atividades desenvolvidas no SCFV. Realizamos a oficina de teatro e ensaiamos as peças para as apresentações. Sendo assim, como elas já fazem isso, precisam de estímulo para continuar. Encontros como esse são de fundamental importância para manter os jovens conectados com o grupo”, detalha Adriana Gomes Menezes, coordenadora do SCFV da Secretaria de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro.

Para a estudante Gisele dos Santos Costa, 9 anos, a participação no grupo contribui na aprendizagem de coisas novas como dança, teatro, flauta e violão. “Acho que há três anos faço parte do grupo. Além de aprender, gosto de brincar e fazer amigos. Fico feliz quando fazemos o curso e apresentamos para o público”, diz. Já a mãe Rosana Santos, a inserção no grupo contribuiu para o desenvolvimento de Gisele. “Minha filha frequenta no período da manhã e pela tarde ela vai à escola o que fez com ela melhorasse bastante. Vejo Gisele mais responsável e até engajada nos deveres das disciplinas. Tenho um orgulho imenso da Prefeitura poder fazer isso para minha filha, pois acredito que sozinha não teria como apresentar essas coisas boas e levá-la para outras cidades”, comenta. 

Programação do Encontro:

A primeira seletiva aconteceu em Lagarto, dia 15; na quinta-feira, 16, em Laranjeiras, no Ginásio Sesi Complexo Esportivo Governador Augusto Franco (no Bairro Pastora); já no dia 21, será em Nossa Senhora da Glória, no Ginásio de Esporte Leon Gregório (Avenida 26 de Setembro, s/n); e no dia 23, em Capela, no Ginásio de Esportes Prefeito Manoel Cardoso Souza Filho (Praça Frei Damião, no Bairro Campo de Aviação). 

A fase final do evento acontecerá no dia 29, em Aracaju, no Teatro Atheneu Sergipense. É uma forma de concurso com as categorias. Cada polo tem o representante de cada município definido pela comissão julgadora. Portanto, somente na grande final todos saberão qual o grupo do SCFV será o vencedor em Sergipe.

Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

O SCFV, projeto desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), tem atuação em Socorro em duas regiões: Marcos Freire e Parque dos Faróis. “Alcançamos ao todo 215 crianças com idades de 6 a 15 anos. A proposta é atender e melhorar a qualidade de vida de todas que estão aqui e estender para toda família”, comenta Adriana Gomes Menezes. A proposta do governo federal é que o SCFV atenda adequadamente cada uma das situações de fragilidade enfrentadas pelos cidadãos.

COMPARTILHAR