Início Educação Prefeitura prepara alunos dos 5º e 9º anos da rede municipal para...

Prefeitura prepara alunos dos 5º e 9º anos da rede municipal para Prova Brasil 2017

353
0

Dos próximos dias 23 de outubro a 3 de novembro, alunos dos 5º e 9º anos da rede municipal de ensino de todo o país estarão realizando a Avaliação Nacional de Rendimento Escolar, mais conhecida como Prova Brasil. Comprometida com o desempenho dos quase 2 mil alunos socorrenses que irão participar da avaliação, a Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), institucionalizou nas escolas o Exame Socorrense do Ensino Fundamental (Esef) que vem sendo aplicado para os alunos a fim de prepará-los na obtenção dos melhores resultados na prova.

“A Prova Brasil é uma avaliação externa aplicada pelo MEC e o resultado dela gera uma nota, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nesse resultado, o MEC vai verificar qual o nível de aprendizagem dos alunos dos 5º e 9º ano. Para isso, existe uma relação chamada Matriz de Referência que consta as habilidades básicas que os alunos têm que ter, em português e matemática. Pensando nisso, resolvemos instituir no município o Esef, para preparar nossos alunos e obtermos um bom desempenho na Prova Brasil”, explicou a diretora de educação da Semed, Andreza Mattos.

Ainda segundo ela, para instituir o Esef, a Semed preparou um ciclo de formações continuadas para gestores e professores do município. Tudo realizado de forma coletiva entre os membros da comunidade escolar. “No primeiro semestre iniciamos as formações para os diretores e coordenadores das escolas. A formação foi realizada em duas etapas: teórica e prática. Foi passado para eles o que é a Prova Brasil, o que deve ser feito para que cada escola alcance sua meta e, no laboratório, eles aprenderam a interpretar os dados que a avaliação oferece. Nesse processo tivemos a parceria do Estado que cedeu os profissionais para ministrar as formações”.

Já no segundo momento, a formação foi para os professores. “Quinzenalmente os professores participavam da formação e construíam junto com a Secretaria quais habilidades seriam ensinadas aos alunos naquele período e de que forma elas seriam passadas. Ao final dos 15 dias, aplicávamos o Esef aos alunos referentes àqueles conteúdos. Com isso, nós temos como saber as dificuldades que os alunos têm e trabalhar com mais intensidade nesses quesitos. Além disso, trabalhamos com eles todo o processo que eles viverão no dia da avaliação, como o tempo para realizar a prova, os assuntos cobrados, como responder o gabarito, como se portar em sala e até mesmo como se acostumar com uma pessoa diferente aplicando a prova. Os alunos ficam mais amadurecidos quando passam por esse processo que implantamos”, relatou Andrezza.

O último Esef aplicado para os alunos ocorreu na manhã desta terça-feira, 17, para os alunos dos 5º ano e na próxima quarta-feira, 18, para os do 9º.  “Hoje é uma preparação para a Prova Brasil. Todo o processo foi pensado para que o aluno se sentisse realmente fazendo a prova, inclusive com técnicos da Semed aplicando as provas no lugar dos professores que eles estão acostumados. É muito importante criar esses mecanismos para que os alunos possam ir se preparando para realizar a prova e obter bons resultados”, afirmou a diretora da Escola Municipal Leonel Brizola, Josefa Neide.

Ao realizar a prova, a aluna do 5º ano, Evellyn Dórea, agradeceu pela preparação dos últimos meses. “Gostei de realizar as provas, porque simularam o que vamos fazer na Prova Brasil. Foram os assuntos que estudamos e eu me sinto preparada para responder as questões. A princípio ficamos nervosos quando vimos que não foi nossa professora quem aplicou as provas, mas aos poucos fomos nos acostumando. É importante ter esse momento para nos deixar prontos”, disse.

 

Por: Isadora Pinho

Fotos: Edilson Menezes

COMPARTILHAR