Início Administração Prefeitura promove curso de capacitação para processos de licitações e contratos

Prefeitura promove curso de capacitação para processos de licitações e contratos

106
0

Na manhã desta terça-feira, 19, cerca de 100 funcionários da Prefeitura de Socorro, participaram do curso “Procedimento Administrativo Interno – Licitação”, ministrado pelo advogado Augusto Rolim. O curso foi realizado no Centro Cultural, Gilson Prado Barreto, localizado na sede do município.

De acordo com o secretário de controle interno, Valter Souza,  responsável pela realização do curso, o objetivo da capacitação é aprimorar o conhecimento dos colaboradores, deixando todos cientes de cada passo do processo licitatório. “Visando o aprimoramento dos nossos colaboradores, dentro dos processos licitatórios e unificando todas as secretarias, nós pensamos nesse curso para que todos possam trabalhar juntos e de uma forma unânime”, informa Valter.

 

Ainda de acordo com o secretário Valter Souza, após  curso, todos os envolvidos receberão certificados. “Hoje vamos mostrar termos de referência, processo licitatórios e, toda a parte de dispensa.  Ao final do curso, todos vão receber um certificado para poder atuar não só aqui, como também em qualquer órgão ligado a esses temas”, conclui.

 

O advogado e palestrante, Augusto Rolim, revela que 80% da gestão municipal é composta por licitações. “Realizar esse curso é uma iniciativa de suma importância. Eu costumo dizer que as licitações constituem 80% de uma gestão e se você tem uma equipe bem treinada, bem capacitada, que sabe realizar todo esse trâmite, todo processo já está encaminhado para o sucesso. Se as licitações forem iniciadas de forma irregular, consequentemente serão gerados problemas futuros para a gestão. Eu parabenizo o idealizador do curso, pois desta forma, os processos dos municípios dificilmente serão fracassados, porque a grande maioria recebeu instrução, ou seja, mais fácil ter êxito”, conta Augusto Rolim.

 

O Prefeito Padre Inaldo, prestigiou a abertura do curso e explicou que a realização do curso se deu por precaução, a fim de garantir uma gestão transparente e sem danos no futuro. “O Ministério Público e o Tribunal de Contas nos orientam sempre com relação aos processos licitatórios, para que não realizemos processo de forma errada e nós, como gestão venhamos a ser prejudicados, nem os servidores que estão trabalhando. Estamos promovendo esse curso hoje para as pessoas que trabalham em nossas secretarias, para que tenham conhecimento e estejam aptas para realizar mudanças”, relata.

 

O coordenador de contrato e licitação da secretaria de educação,  Heitor Lukas, reconhece a iniciativa da gestão ao promover a capacitação. “O curso vai contribuir bastante para aperfeiçoar os funcionários. Nessa gestão já está sendo tudo diferente, com várias capacitações e treinamentos, fazendo com o que o colaborador trabalhe mais empolgado, podendo ter um andamento dos processos com mais clareza”, ressalta.

COMPARTILHAR