Início Meio Ambiente Prefeitura realiza a retirada de quase 40 toneladas de lixo em mangue...

Prefeitura realiza a retirada de quase 40 toneladas de lixo em mangue do Povoado Calumbi

94
0

Ação foi realizada com o intuito de promover melhorias efetivas à produção de mariscos na região, bem como garantir a preservação do meio ambiente

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), finalizou nesta terça-feira, 21, a limpeza das áreas de mangue do Povoado Calumbi. Durante um mês as equipes de limpeza da Torre estiveram na comunidade recolhendo resíduos descartados irregularmente nos rios que banham o município, gerando um total  de 39 toneladas de lixo.

De acordo com a fiscal do meio ambiente da Semma, Luana Andrade, a população precisa se conscientizar sobre a importância do descarte regular do lixo. “Esses resíduos são descartados por moradores de bairros próximos e acabam poluindo os nossos mangues e consequentemente causando a mortandade de peixes e crustáceos. Esses resíduos levam anos para se decompor e o meio ambiente sofre com a presença desse material que não deveria estar ali. Realizamos a retirada desses dejetos, mas a população precisa se conscientizar e não voltar a jogar lixo nesses locais, pois eles são os maiores prejudicados com essa ação”, alerta Luana.

O fiscal da equipe de limpeza, Marcelo Laurindo, falou sobre como foi realizado o trabalho. “Durante esse mês realizamos ações intensas na comunidade, de limpeza e também de conscientização. Aqui encontramos diversos tipos de resíduos como isopor, garrafas pet, televisão, sofá, entre outros tipos de lixo, e agora queremos mostrar para a população o resultado do esforço, mostrando a eles como é vital a participação deles na preservação do meio ambiente. A poluição dos rios e mares prejudica muito a vida, pois é desses locais que vários cidadãos retiram o seu sustento e o da sua família. Não podemos permitir que isso continue acontecendo”, disse Marcelo.

O secretário interino do Meio Ambiente, Hallison Sousa, fez uma visita à comunidade para verificar a realização do serviço e averiguar o resultado de foram realizadas as limpezas, e falou sobre o trabalho. “Esse trabalho é de grande relevância para o município, porque a questão ambiental deve sensibilizar todos e a gestão do Prefeito Padre Inaldo está sensível às questões ambientais. Com esse trabalho estamos demonstrando na prática o compromisso da gestão com a preservação e recuperação de áreas degradadas”, relata Hallison.

O secretário ainda falou que a limpeza também é importante para a economia da região. “Podemos ver sintomas de reaparecimento de crustáceos e o mangue ressurgindo, com a realização da limpeza. Essa é uma ação pontual e importante, pois demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Padre Inaldo em proteger o meio ambiente, educando as pessoas pela necessidade de defesa do meio ambiente”, completa Hallison.

COMPARTILHAR