A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através das Secretarias Municipais do Trabalho (Semtrab), da Assistência Social (SMAS) e da Saúde (SMS), realizou, na manhã desta quinta-feira, 22, no Conj. Parque dos Faróis mais uma edição do programa “Movimento Socorro Ação e Trabalho”. Essa é a segunda edição do programa na localidade e a expectativa da Gestão Municipal é atender cerca 2.000 mil socorrenses em diversos serviços.
De acordo com o secretário do Trabalho, Alessandro Santos, o foco principal do evento é promover a capacitação profissional e o encaminhamento dos cidadãos ao mercado de trabalho. “A prefeitura de Socorro é uma referência pro estado em capacitação profissional, graças a essa série de ações que vêm sendo executadas pela Prefeitura. O nosso objetivo maior é oferecer a essas pessoas a oportunidade de se capacitarem e crescerem profissionalmente”, afirma.
No local foram disponibilizadas diversas vagas para cursos gratuitos como auxiliar de produção e logística, voltado para o segmento industrial, operador de caixa, atendimento de farmácia, atendente de clínica, zelador de condomínio, agente de limpeza, assistente administrativo, atendimento ao cliente, e também preparação para jovem aprendiz, a partir de 14 anos que já queira adquirir uma experiência profissional.
Além dos cursos, foram disponibilizados serviços de assessoria jurídica, Id jovem, encaminhamentos para entrevistas de emprego, oficinas, palestras, exames, consultas e uma série de outros serviços com o objetivo de levar à todos os socorrenses oportunidades de trabalho. “Para nós é uma alegria muito grande poder ofertar tudo isso ao povo de socorro, afinal é para eles que trabalhamos. Quero agradecer todo apoio do prefeito Padre Inaldo e das secretarias de Assistência Social e de Saúde, além das empresas parceiras, como o Senai, Senac, Ciee, IEL, Microlins e a Escola Grau técnico, que desde o início abraçaram esse projeto e estão nos ajudando a fazer cada vez mais pelo povo de Socorro”, completa o secretário do Trabalho, Alessandro Santos.
Para Edilson do Santos, que é morador do Parque dos Faróis e participou pela primeira vez das ações, ter a oportunidade de conquistar qualificação profissional e instruções sobre o mercado de trabalho fará toda diferença no seu retorno ao mercado de trabalho. “É uma grande oportunidade para conseguir encontrar um emprego através desses cursos, pois a capacitação faz toda diferença. Abracei essa oportunidade e não vou deixá-la passar”, garante.
Já Valéria Santos de Jesus, uma das socorrenses atendidas afirmou. “Eu moro no Fernando Collor e vim aqui me inscrever para fazer o curso de auxiliar de produção, trouxe os documentos e o currículo, e agora vou aguardar a entrevista de emprego. Estou muito confiante e ansiosa”.
Ações paralelas
Mas não foram apenas as ações ligadas ao mercado de trabalho que atraíram os cidadãos ao local. Serviços de saúde e assistência social também foram o alvo dos participantes. “Nós aproveitamos esse momento, onde as pessoas do bairro estão reunidas, e os alertamos com relação à prevenção de doenças bucais e várias patologias. Muita gente desconhece que outras doenças, como por exemplo a diabetes, têm relação, com a saúde bucal. Essa é uma oportunidade ímpar de levar essas pessoas para o consultório, atendendo e orientando a comunidade sobre a importância de manter uma saúde bucal adequada”, explica a dentista, Isabele Moura.
Já a enfermeira da rede municipal de saúde, Dayane Lins, que participou desta segunda edição do programa parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “Recebemos o convite e achamos interessante porque temos uma equipe de estagiários de técnicos de enfermagem e aqui eles têm a oportunidade de estar em contato com a população. Estamos ofertando a verificação da pressão arterial e glicemia, onde conseguimos diagnosticar pessoas hipertensas, que nem sabiam que tinham a doença. Encaminharemos esses casos para Unidade básica de saúde, onde poderão realizar o tratamento desse paciente”, finaliza.
Por: Lucas Rolemberg
Fotos: Cristina Baldassini
Confira a galeria de fotos: