Início Agricultura Prefeitura realiza curso de fitoterapia com usuários da UBS Maria Helena

Prefeitura realiza curso de fitoterapia com usuários da UBS Maria Helena

128
0

Na manhã desta quinta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (Smap) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizaram mais uma atividade de fitoterapia. Desta vez, o encontro aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS), Maria Helena, localizada no Conjunto Marcos Freire I, onde os usuários participaram de capacitação e oficina para o preparo de chás. A ação faz parte do projeto da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro sobre o uso de plantas medicinais no tratamento da saúde.

Com pouco tempo de implantação o projeto já está sendo bem visto e como resultado, foi escolhido para ser apresentado em um congresso no Pará, como conta a coordenadora de educação permanente da secretaria de saúde, Suelen Santos. “Ficamos em quinto, entre os vinte projetos selecionados e estaremos na próxima semana participando da “Mostra Brasil aqui tem SUS” , apresentando o projeto lá em Belém”, disse Suelen.
Ainda de acordo com a coordenadora, a aceitação dos usuários está aumentando. “Coletamos depoimentos de vários usuários das unidades de saúde por onde já passamos e eles estão falando para a gente que vão tentar reduzir o uso de medicamentos comuns, não podemos falar para pararem de usar, mas a gente quer fazer com que procurem outras alternativas”, completa.
Segundo a engenharia de alimentos da Smap,  Ana Patrícia, o projeto procura mostrar os benefícios da fitoterapia. “Queremos mostrar para a comunidade sobre a importância do uso das plantas medicinais, na prevenção e complemento no tratamento de doenças, de como podemos utilizar os chás de forma correta, e estamos com a secretaria de Saúde para trazer essa segurança para o público”, disse Ana Patrícia.
A diretora da unidade de saúde, Solange Miranda, falou sobre a importância da chegada da fitoterapia junto aos pacientes. “Esse projeto caiu bem aqui, pela a reeducação dos pacientes para não estarem tanto se dedicando aos medicamentos farmacêuticos, e mostrar o quanto é importante o uso de remédios naturais. Eles auxiliam no tratamento dos diabéticos, hipertensos, colesterol alto e muito mais. Para a gente isso é muito importante e eles estão bastante felizes com esse novo projeto”, disse a diretora.
Uma das usuárias da unidade de saúde, a senhora Ivone Assis, falou o que achou do projeto. “Achei maravilhoso trazer essa novidade, pois é sempre bom a gente ser tratado com coisa natural. Eu tenho problema de coluna e tenho impressão que tomo remédio para a dor, e piora outras coisas e o natural é totalmente diferente, então eu acho  muito importante esse trabalho”, disse dona Ivone.
COMPARTILHAR