Início Assistência Social Prefeitura realiza cursos e profissionaliza mais de 600 socorrenses

Prefeitura realiza cursos e profissionaliza mais de 600 socorrenses

49
0

Formar profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho. É com este propósito que a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro oferece, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e do Trabalho, cursos profissionalizantes aos munícipes.  Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac),  já foram realizados cerca de 26 capacitações nos últimos seis meses, permitindo aos participantes a conquista de uma atividade laboral.

De acordo com a coordenadora dos cursos, Isabel Modesto, a oferta  gratuita das capacitações tem garantido resultados positivos. “Mais de 600 socorrenses foram capacitados. E destes, alguns foram convidados para trabalhar fora de Sergipe, nos estados de Goiás e Alagoas, e outros resolveram montar o próprio negócio. A busca pelos cursos até mesmo aumentou diante dos seus benefícios e resultados. O índice de procura quando iniciou o projeto foi pequeno, mas logo este quadro mudou. A população passou a solicitar cada vez mais a realização destes cursos, principalmente porque além de serem gratuitos, eles são executados em espaços da própria comunidade contemplada, o que evita o processo de deslocamento e gasto com meios de transporte", destaca Isabel.

Segundo a coordenadora das capacitações, a meta da Prefeitura de Socorro é fazer com que o município torne-se um grande banco de dados de profissionais. Para tanto, as pessoas que participaram dos cursos são cadastradas no Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, e indicadas ao preenchimento de vagas quando empresas buscam mão-de-obra qualificada.

"A secretária Sílvia Fontes acredita que a cidadania, de fato, só é exercida quando o indivíduo pode competir em igualdade em todas as áreas, principalmente no mercado de trabalho, já que Socorro é uma cidade tem uma grande quantidade indústrias e empresas nela instaladas. Para toda a secretaria é uma satisfação executar cursos nas comunidades, pois além de oferecer para os munícipes uma profissão, reforça também os laços de convivência, amizade, cooperação e solidariedade", acentuou Isabel Modesto.

Grandes conquistas

Tão logo receberam os certificados de conclusão do curso de eletricista predial, os jovens Rael de Oliveira Santos e Idaelton Oliveira da Silva foram chamados para trabalhar na cidade de Goiânia, em Góis, com salário superior a R$ 2 mil. Satisfeito com a inserção no mercado de trabalho através do curso disponibilizado pela prefeitura, Rael destaca outro benefícios trabalhistas.

“Nunca me imaginei trabalhar e ganhar um salário tão bom e ainda contar com assistência médica, ticket alimentação e hora extra assim. Essa foi uma grande conquista e só tenho a agradecer a Prefeitura de Socorro, pois foi através dela que me capacitei e consegui conquistar meu espaço do mercado”, afirmou Rael.

Já Idaelton Oliveira ressalta a conquista do primeiro emprego e diz não ter palavras para expressar seu agradecimento à Prefeitura de Socorro pela oportunidade que mudou a sua vida. “Fiz o curso na intenção de começar a trabalhar, mas não imaginava que seria em um emprego tão bom. Agora vou ter minha renda. Não tenho nem palavras para agradecer a Prefeitura de Socorro e a Secretaria de Assistência Social pela oportunidade. Agora inicio um no ciclo”, destacou.

Mais capacitações

Desde o último dia 9, estão sendo ofertados novos cursos profissionalizantes nas áreas de operador de máquina de corte de roupas; costureiro industrial para vestuário; vendedor; auxiliar administrativo; pedreiro de alvenaria; vigilante; auxiliar de limpeza; promotor de vendas; auxiliar de cozinha e garçom.

Entre outras capacitações já realizadas estão as de eletricista predial; gesseiro; pedreiro azulejador; instalador hidráulico; relações interpessoais no trabalho; gestão de pessoas; gestão em Recursos Humanos; qualidade no atendimento; preparador de lanches; boas práticas de higiene e manipulação de alimentos em diversas localidades do município.

COMPARTILHAR