A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), realizou na manhã desta terça-feira, 29, a solenidade de entrega dos certificados de participação e o selo comemorativo aos beneficiados da Lei Aldir Blanc no município. O evento foi autorizado pela Vigilância Sanitária Estadual, com fiscalização da Vigilância Sanitária do município, obedecendo todos os requisitos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a fim de evitar a disseminação do novo Coronavírus.
A Lei de Emergência Cultural “Aldir Blanc’, Lei N° 14.017, de 29 de junho de 2020, determina a criação e o desenvolvimento de ações no âmbito cultural, a fim de garantir a geração de renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros, durante o período de pandemia do Covid-19. A aplicação da Lei tem impacto de R$ 3 bilhões oriundos do superávit do Fundo Nacional de Cultura apurado até 31 de dezembro de 2019.
O município de Nossa Senhora do Socorro foi contemplado com R$ 1.314.962,39. Os recursos foram distribuídos 100% em cinco editais, Edital de Chamada Pública para Shows, de Sons e Sabores da Terra, de Cultura de Religiosidade de Matrizes Africanas, de Socorro em Dança e do 1° Prêmio Glauber Rocha de Roteiro.
Ao todo, foram agraciados artistas que se dedicam às artes circenses, audiovisual, dança, grupos folclóricos, grupos de capoeira, dança e música de matrizes Africanas e seus terreiros, músicos gospel, MPB, Reggae, Hip Hop, arrocha, entre outros estilos musicais, onde foram contemplados 172 artistas, de forma direta, e mais de 650 artistas beneficiados de forma indireta.
O secretário de Cultura, Renato Nogueira, explicou a importância da Lei Aldir Blanc para o município. “A pandemia atingiu vários setores, inclusive o artístico, que foi o primeiro a parar e deverá ser o último a voltar. Foi por isso que essas pessoas procuraram a secretaria, observamos todas as dificuldades que estavam passando e a Prefeitura, sensível a essa causa, buscou trabalhar às formas para trazer o recurso. A Lei Aldir Blanc é um importante passo para os agentes culturais do município de Nossa Senhora do Socorro. O recurso já está em conta, com todos os processos burocráticos realizados e a Prefeitura vai pagar os artistas antes mesmo do final do ano”, garante.
O prefeito Padre Inaldo, falou sobre o dia tão importante para os artistas da terra. “Hoje é um dia muito especial para Nossa Senhora do Socorro, pois através da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, que disponibilizou mais de 1 milhão e trezentos mil reais para ajudar esses artistas. Essa ajuda chega em um momento tão difícil que estamos passando, onde os artistas estão parados, sem prestar o serviço para conseguirem garantir o sustebto de suas famílias. Quero agradecer de maneira especial a Secretaria de Cultura, que saiu na frente, contemplando esses artistas, se colocando a disposição para a realização dos editais. Muito obrigado e parabéns para todos”, disse.
O cantor Samuel Sertanejo, um dos agraciados pela lei, falou o que a chegada do recurso representa para os artistas. “A música está quase de luto com a pandemia e essa ajuda, não somente para o Samuel Sertanejo, mas para todos os músicos de Socorro, chega numa hora excelente. O município está de parabéns, o prefeito Padre Inaldo, o secretário Renato Nogueira por fazer esse trabalho, que nem todas as prefeituras puderam fazer de forma rápida. A cultura em geral precisa disso”, agradece.
Por: Wallison Oliveira
Fotos: Antônio Carlos