Início Saúde Prefeitura realiza entrega dos kits multissensoriais às mães de crianças diagnosticadas com...

Prefeitura realiza entrega dos kits multissensoriais às mães de crianças diagnosticadas com a síndrome da Zika

106
0

A manhã desta quinta-feira, 13, foi de conquista para diversas mães socorrenses e crianças diagnosticas com a síndrome da Zika. Isso porque a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através de Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a entrega dos kits multissensoriais e palestras com profissionais da saúde. Com o principal objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida às crianças, com estímulo motor e cognitivo, a atividade faz parte do projeto “Tecendo a rede”.

Por iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Unicef, a ideia foi executada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), através de uma capacitação onde participou a fonoaudióloga do Nasf, Vanessa Goes. “Foi realizado uma capacitação aqui no Estado da qual participei, onde tive o dever de trazer para toda a equipe, ser essa ferramenta multiplicadora e a partir daí pomos em prática. Se for para dar uma nota seria 10 porque tudo aconteceu da forma que imaginamos”, disse Vanessa.

Uma das particularidades da ação foi que a confecção dos materiais foi realizada pelas próprias mães, com orientação dos profissionais do Nasf, para que elas possam produzir outros brinquedos na própria residência, vez que todo o material é constituído de materiais recicláveis. “Anteriormente foi feito uma oficina com as mães e as crianças para a construção desses materiais, hoje estamos realizando a entrega dos tapetes, chocalhos e outros materiais e no próximo encontro nós iremos chamá-las para ensinar como utilizar e estimular as crianças”, contou a coordenadora do Nasf, Eline Sotero.

A coordenadora ainda ressaltou a importância do trabalho desenvolvido em conjunto com as secretarias de Educação (Semed) e Assistência Social (SMAS), a fim de proporcionar um atendimento completo às crianças.

Quem também marcou presença na solenidade, realizada no auditório da SMS, foi o secretário da pasta, Enock Ribeiro. Em discurso, o gestor da saúde reconheceu o trabalho realizado por toda a equipe e garantiu dar continuidade na assistência às crianças acometidas pela síndrome. “Nós temos um controle no município, não temos mais casos registrados de crianças diagnosticadas com a microcefalia e isso é uma vitória muito grande. Essas mães são guerreiras e nosso objetivo é continuar criando e executando ações para melhorar a qualidade de vida dessas crianças”, garantiu Enock.

Uma das beneficiadas pela ação foi Maria Clara de 3 anos, filha de Vanessa Oliveira. “Eu acredito e espero que esses materiais contribuam para o desenvolvimento de Clarinha e proporcione uma melhor qualidade não só pra ela, mas para todas as crianças que estão aqui. Vamos continuar lutando para buscar melhorias para eles e que a gente consiga dar continuidade aos atendimentos e aos projetos realizados pelo Nasf. Com certeza esperamos mais avanços”, revelou a genitora.

Presenças

Também marcaram presença as secretárias Marieta Barbosa (Educação), Maria do Carmo (Assistência Social) e o secretário Alessandro Santos (Trabalho). Além da representante do Nasf estadual, Elisa Leite.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Edilson Menezes e Bruna Evelyn

Confira mais fotos:

COMPARTILHAR