A noite da segunda-feira, 16, foi de comemoração para todos que frequentam a Praça da Cultura Cantor Rogério, com a posse do grupo gestor da praça. Agora os representantes eleitos, entre eles membros de associações comunitárias e cidadãos residentes nas comunidades próximas à Praça, além de representantes da Prefeitura, irão ajudar a administração pública municipal a promover mais eventos para a comunidade, possibilitando maior qualidade de vida aos moradores do Marcos Freire e comunidades vizinhas.
Para o secretário municipal de Cultura, Natan Reis, a eleição do grupo pode ser considerada um marco histórico para a comunidade. “A gestão do prefeito Padre Inaldo é uma bastante democrática e seguindo essa linha fizemos de tudo para que existisse o grupo gestor da praça, a fim de que ele possa ajudar a gerir a praça de forma que todos os entes envolvidos participem ativamente das atividades. E responsabilidade de todos ajudar a manter esse equipamento de cultura e vamos trabalhar a cada dia por isso”, garante o secretário.
A posse do grupo gestor contou com a apresentação do Grupo de Maculelê do município e que já realiza suas atividades na praça. De acordo com a diretora empossada do espaço, Joana Bertoldo, a posse marca o início oficial das atividades e irá possibilitar a promoção de ainda mais atividades na praça. ” Os planos agora são os melhores possíveis. Iremos desenvolver várias atividades, artísticas, esportivas e culturais, em várias áreas, sempre com o apoio da Prefeitura e a colaboração de todos os que compõem o grupo gestor. Com a ajuda de todos não tenho dúvida que traremos bastante benefícios e recursos para a praça”, agradece Joana.
O Grupo Gestor é formado por 30 representantes, sendo cinco de cada segmento e seus suplentes, compostos pela Gestão Municipal, membros de associações comunitárias e moradores dos conjuntos circunvizinhos. Entre as secretarias envolvidas estão, Assistência Social (SMAS), Guarda Municipal (GM), Saúde (SMS), Cultura (Semcult), Planejamento (Seplan), Trabalho (Semtrab), Educação (Semed), Esporte, Lazer, Turismo e Juventude (Semeltju).
O principal objetivo do grupo é aproximar e integrar a comunidade da Administração Municipal, dando sugestões de atividades e projetos que possam ser realizados na praça, além de fiscalizar os investimentos realizados no local e o ambiente, evitando depredações. Também faz parte das atribuições dos membros do conselho a participação nas reuniões, tudo isso de forma voluntária.
Todas essas ações visam beneficiar ainda mais os moradores que usufruem da praça. A eleição será válida por dois anos, após fim da atuação desse grupo eleito, uma nova eleição será realizada.
Texto e fotos: Wallison Oliveira
Confira álbum de fotos: