Início Educação Diretora da rede municipal de educação desenvolve aplicativo de incentivo à leitura

Diretora da rede municipal de educação desenvolve aplicativo de incentivo à leitura

154
0

Iniciativa tem ainda o objetivo de trabalhar a percepção e atenção nas crianças

O avanço da tecnologia em todo o mundo permite que a cada dia um maior número de pessoas tenha acesso à informação, e além dos adultos, as crianças acabam se envolvendo nesse mundo tecnológico. Mas mesmo com essa expansão ainda é baixo o número de aplicativos desenvolvidos para a educação. A partir disso surgiu a ideia de criar um aplicativo para auxiliar na educação do ensino de base no município de Nossa Senhora do Socorro.

Pensando em mudar essa realidade a diretora Anick Danielle, da Creche Municipal Vovô Jason, localizada no Conjunto Jardim, desenvolveu o aplicativo “Folclorito”, que está sendo utilizado entre as crianças da creche a fim de estimular a leitura e a linguagem dos alunos. Com uma linguagem leve e de fácil entendimento dos alunos, o “Floclorito”, conta histórias do folclore brasileiro, mais especificamente ao personagem do Saci. “Mas não é apenas a história. Após conhecerem o personagem os alunos tem a chance de interagir e mostrar o que aprenderam de forma interativa”, explica a educadora.

A ideia de criar o aplicativo surgiu em Agosto, durante a semana do folclore, onde foram apresentadas peças de teatro, músicas. “Motivadas por esse clima folclórico decidimos trazer a iniciativa para o público. Apresentamos a ideia e logo a iniciativa foi bem aceita. Agora a ideia ainda está em fase inicial, onde queremos ver a aceitação dela entre os nossos alunos, mas nosso intuito é alcançar outras localidades e beneficiar ainda mais alunos”, afirma Anick.

O Folclorito foi pensado para crianças de até os três anos de idade, a fim de trabalhar o foco, a atenção, a leitura e a percepção dos pequenos, fazendo com que elas aprendam a escutar e assimilar melhor o conteúdo a seu redor. “Estamos também trabalhando a possibilidade de criar outros aplicativos, para idades maiores e menores, desenvolvendo outros temas como matemática, artes, entre outros, mas sempre com foco exclusivo na educação”, finaliza a professora.

COMPARTILHAR