Na manhã da última quinta-feira, 18, gestores e professores da Rede Municipal de Socorro, participaram do Encontro Estadual Intersetorial do ‘Fora da Escola Não Pode”. O evento foi realizado de forma remota e contou com a participação de pesquisadores das áreas do Direito, da Educação, da Assistência Social, de Organizações da Sociedade Organizada, representantes de Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, do secretário de Estado da Educação, Josué Modesto, e da vice-governadora, Eliane Aquino.
O evento faz parte da Semana de Mobilização da Busca Ativa Escolar realizada de 08 a 18 de março, criada para implantar ações que reduzam a evasão escolar. A mobilização reuniu representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma, oferecida de forma gratuita, ajudando os municípios a combaterem a exclusão escolar.
O sistema é desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).
”O encontro foi muito proveitoso, uma vez que tivemos o conhecimento da importância do regime de colaboração da rede de proteção. A educação não caminha sozinha, observamos isso através das ações de mobilização e dos outros órgãos envolvidos. Busca ativa é também busca vida, pois a pandemia não revogou os direitos dos nossos alunos. Reforçamos nosso compromisso e seguimos na certeza de que conseguiremos o engajamento de toda a rede”, ressalta a Coordenadora do Busca Ativa Escolar da Rede Municipal de Socorro, Maria Ilda.