Início Educação Professores da rede municipal recebem capacitação para desenvolver aulas de Yoga nas...

Professores da rede municipal recebem capacitação para desenvolver aulas de Yoga nas escolas

148
1

Na manhã deste sábado, 05, cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Socorro, participaram da I Formação para monitores do projeto “Ganesha: yoga e meditação na escola”, realizada no auditório, da Praça da Cultura – CEU’s, localizada no Conjunto Marcos Freire I. A ação visa promover melhorias na atividade motora e mental a ser desenvolvida nas escolas municipais. Atualmente, apenas uma escola desenvolve o projeto, mas, devido ao sucesso, mais sete escolas irão seguir o programa. O curso de formação contou também com a presença de professores dos municípios de Neópolis e Pacatuba.

De acordo com a diretora de educação, Andreza Mattos, a prática da yoga aumenta em 60% o rendimento do aluno nas atividades escolares. “Partimos para essa proposta diferenciada e pioneira em Sergipe por acreditarmos nos índices estatísticos, que nos mostram que as crianças que participam dessas atividades relaxantes melhoram seu aprendizado em mais de 60%. Queremos reduzir os problemas cognitivos que vem de um universo alheio à escola, marcado por violência, seja ela qual for. Os nossos alunos precisam parar para relaxar, respirar, pensar em quem elas são e com isso vamos reduzir os índices de violência escolar, promovendo uma aprendizagem significativa na qualidade do ensino”, explica Andreza.

A coordenadora do Projeto Ganesha, Mônica Tavares de Oliveira, conta quais serão as técnicas que os professores vão poder desenvolver com os alunos. “Na oficina de yoga apresentamos exercícios que os professores irão fazer com as crianças, em seguida, ensinamos as mandalas e, no final cada um apresentou a sensação que sentiu e os benefícios que os alunos podem ter com o mesmo exercícios”, explica.

A diretora da Escola Municipal Teixeira da Cruz, localizada no povoado Porto Grande, Maria José de Oliveira Santos, conta que está feliz com o projeto e já visualiza os resultados. “Eles saem agitados de casa e vão encontrar na escola um relaxamento. Muitas crianças não têm esse acolhimento em casa e na escola nós vamos ter a chance de proporcionar. A Secretaria de Educação recebe os meus parabéns pela iniciativa do projeto. Nossa escola foi agraciada por mais esse benefício da gestão que vai ser muito importante, para acolher nossos alunos e servirá para o dia a dia e sem dúvida influenciará no futuro de cada um deles. É um grande avanço para a rede municipal de educação”, acredita.

Quem também ficou encantada com o projeto foi a professora, Noriê, do município de Pacatuba. “Estou muito ansiosa para apresentar essa iniciativa na minha cidade. Agradeço a oportunidade de participar desse momento e poder conhecer essa realidade. Nossos alunos precisam se conhecer, precisam dessa reflexão. Agora participando, fiquei ainda mais encantada”, revela.

 

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.