Início Saúde Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participam de curso de primeiros socorros...

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participam de curso de primeiros socorros com simulação realística

32
0

Com o objetivo de capacitar os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, na manhã desta quinta-feira, 16, o curso de primeiros socorros com simulação realística. O curso foi pensado como uma forma de atualizar os profissionais, a fim de prepará-los para as situações de urgência e emergência, que podem acontecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e necessitam dos primeiros socorros até a chegada dos socorristas.

O curso foi mesclado entre a teoria e a prática. Inicialmente, o instrutor apresentou as informações necessárias a respeito do que é preciso saber sobre o paciente, as medicações que devem ser administradas e como realizar a conduta correta. Após a teoria, os profissionais realizaram a prática, com a simulação dos primeiros socorros prestados às vítimas de acidentes. A simulação foi realizada na rua, com a presença do condutor e da ambulância, para aproximar a cena da realidade.

O secretário-adjunto da Saúde, Izidério Souza, destaca que a solicitação do curso foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde, mediada com os instrutores de urgência e emergência e condutores de ambulância, Alisson Campos e Franklin Bomfim. Ele ressalta que o curso vem como uma soma de conhecimentos e capacita ainda mais os profissionais da ponta.

O instrutor, Franklin Bomfim, foi o responsável por ministrar o curso. Ele ressalta a importância. “O curso de primeiros socorros voltado para urgência e emergência intra-hospitalar e para hospitalar é justamente para o nivelamento de todos os profissionais que têm a formação e não tem as técnicas e as táticas voltadas para emergências urbanas, que são as emergências que ocorrem na rua. A partir desse momento, dessa qualificação, todos os profissionais estão aptos para estar atendendo as necessidades da população socorrense”, enfatiza o instrutor.

O enfermeiro, Cleverton Alves, participou do curso e destaca que o conhecimento obtido pode ser utilizado em todos os locais que o profissional estiver. “Precisamos sempre nos aprimorar, e é muito boa a visão da Secretaria Municipal de Saúde em tornar mais próxima à aquisição do conhecimento. O curso torna o profissional capacitado, tanto para situações que acontecem na rua quanto no ambiente de trabalho. É um conhecimento pessoal que vai ser de domínio público, onde o profissional estiver, estará apto a oferecer o conhecimento”, disse o enfermeiro.

 

COMPARTILHAR