Dando continuidade ao curso de especialização promovido pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), profissionais de saúde bucal do município lotaram o auditório do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Mugival Messias Santos, no conjunto Marcos Freire I, na manhã desta terça-feira, 07. Com o tema “Biossegurança e Esterilização” a capacitação, iniciada na última quarta-feira, 01, teve como objetivo instruir os profissionais com técnicas de manuseio e cuidados com os equipamentos de trabalho.
Com o intuito de não prejudicar o atendimento nas unidades de saúde de Socorro, a capacitação, que contou com a participação de 106 profissionais, foi dividida em dois dias, durante os turnos da manhã e da tarde. De acordo com a coordenadora de saúde bucal do município, Heloísa Góis, a ação se deve à necessidade de aperfeiçoar o trabalho dos profissionais ao realizar a correta esterilização dos equipamentos, de forma a não prejudicar o paciente e a si mesmo.
“A Prefeitura acatou uma recomendação do Conselho Regional de Odontologia de que todo o material odontológico fosse esterilizado utilizando as autoclaves, então o município possui hoje, em todas as unidades de saúde, autoclaves e seladoras. Como é uma forma mais nova de esterilização é importante que esses profissionais aprendam a manusear esse equipamento de forma correta e eficiente. Este é o momento propício para que eles tirem suas dúvidas, pois um erro simples pode comprometer todo o processo de esterilização”, esclareceu a coordenadora.
E nesta terça-feira, 07, quem esteve ministrando palestra foi a cirurgiã dentista Aline Bastos, especialista em diagnóstico bucal. Segundo a profissional, a ação da secretaria foi bem avaliada pelos profissionais que reconhecem o trabalho realizado pela gestão quanto a oferta de qualificação para os profissionais da área da saúde. “Hoje estamos abordando como aperfeiçoar a rotina no consultório, apesar de todos já serem formados queremos atualizá-los quanto às técnicas que podem melhorar sua rotina, nos cuidados ao utilizar luvas e autoclaves. A transição de uma melhora na esterilização reflete em um benefício absurdo para a população, mas nós precisamos saber usar, então nós estamos mesmo buscando o aperfeiçoamento, e eles tem recebido muito bem esses novos conhecimentos”, revelou.
Trabalhando com uma política de valorização dos profissionais, a Prefeitura de Socorro realiza frequentemente capacitação voltada para a educação em saúde na busca de um melhor atendimento aos cidadãos e consequentemente, na qualificação dos profissionais da área. Para o dentista Lamarck Andrade, que participou da capacitação, o tema vem para agregar importantes conhecimentos ao currículo dos profissionais. “A esterilização é um dos principais fatores que contribuem para que os profissionais de saúde bucal, de forma direta, não ofereçam riscos biológicos e doenças aos pacientes. Esta é uma iniciativa muito importante da Prefeitura que vai gerar grandes resultados nas atividades cotidianas”, disse o dentista.
Por: Bruna Evelyn
Fotos: Edilson Menezes
Confira mais fotos: