Seis profissionais do município de Nossa Senhora do Socorro, entre eles, agentes de endemias e de saúde, representantes dos Caps e de movimentos sociais, participaram na manhã desta quinta-feira, 2, da aula inaugural da Escola Estadual de Redutores de Danos de Sergipe. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Estadual da Saúde (SES), responsável pela promoção do curso, que tem como objetivo formar ou atualizar pessoas na área de redução de danos a usuários de álcool e outras drogas. O curso terá duração de 20 horas semanais em seis meses.
A diretora de Atenção Psicossocial da Secretaria Estadual da Saúde, Ana Raquel, comentou como será o curso. “Estão participando da capacitação pessoas das comunidades e dos Caps de Álcool e drogas dos municípios de Socorro, Lagarto e Itabaiana. Essas escolas representam uma ação de prevenção e promoção à saúde, através da formação de profissionais que atuarão nos espaços freqüentados pelos usuários de drogas”, disse.
“É uma ótima oportunidade de construirmos uma equipe junto com profissionais do Caps álcool e drogas e caps infantil e colaborarmos com o curso dado aqui, porque infelizmente nosso município assim como os demais que estão participando tem uma grande problemática quando o assunto é drogas. O curso irá impulsionar nosso trabalho na perspectiva da redução de danos”, disse o coordenador em exercício da Saúde Mental do Município, Alex Cardoso.
O vice-presidente do movimento GLBT de Socorro, Genivaldo Messias informou que a escola servirá para conscientizar os jovens que estão usando drogas. “Fui convidado pelo Secretário Saulo Eloy Filho e aceitei prontamente. Será uma experiência enriquecedora e irei colaborar da melhor forma possível. Queremos diminuir o número de usuários de drogas em nosso município”, afirmou.
O Secretário da Saúde de Socorro, Saulo Eloy Filho, representou os secretários de saúde dos outros municípios participantes, fazendo a abertura do evento. “O prefeito Fábio Henrique está preocupado com o combate às drogas e estamos trabalhando para que tudo dê certo. Essa escola vem para capacitar e saber como agir no combate às drogas no município”, declarou.