Profissionais dos Centros de Atendimento Psicossociais (CAPS) e dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) de Nossa Senhora do Socorro participaram do 2º módulo da capacitação sobre álcool e drogas, com foco no uso do Crack, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde.
A continuação do evento, que foi aberto no último dia 5, na Escola Municipal Idízio Marques de Melo, em Socorro, aconteceu nesta terça-feira, 16, no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, em Aracaju e contou com a participação de servidores de outros municípios sergipanos, a exemplo de Itaporanga D'Ajuda, São Cristóvão, Maruim e Barra dos Coqueiros.
De acordo com uma das integrantes da coordenação do encontro, Daniele Carvalho Castro, o objetivo do curso é capacitar os profissionais de Sergipe, atendendo a um plano Estadual de enfrentamento ao Crack, lançado em maio deste ano. “A capacitação faz parte do projeto do Governo do Estado de combate ao Crack e tem como intuito preparar os profissionais envolvidos com essa questão, para que realizem o enfrentamento de forma adequada”, informou.
A coordenadora do CAPS Marta Barreto, Edjane Pereira, comentou sobre a importância do curso. “Essa ação é essencial para que trabalhemos os inter-setores como CAPS e CREAS, para que nós que trabalhamos com essa situação estejamos preparados para acolher as pessoas que utilizam nossos serviços”, disse.
“Capacitações como essa são realmente fundamentais porque através delas temos a possibilidade de adquirir conhecimentos sobre o assunto, e nos torna qualificados para enfrentar questões relacionadas à drogas, para melhor atender os socorrenses”, pontuou a assistente social do CAPS Infantil São Domingos Sávio, Adriana Oliveira.
Para a assistente social do CREAS Despertar, Fabíola Ramos, a capacitação é necessária para os profissionais que compõem esses setores da saúde de Sergipe. “Com as informações que recebemos durante o curso, melhoraremos nossa forma de atuar com os usuários, e de alertá-los sobre os riscos e danos causados pelo uso de drogas como o álcool e o Crack”, afirmou.